Vasco Nuno da Gama de Jesus Soares é o autor da tese de doutoramento em Engenharia Informática intitulada “Performance Assessment of Vehicular Delay-Tolerant Networks” (Avaliação do Desempenho de Redes Veiculares com Ligações Intermitentes), escrita sob a orientação do Joel José Puga Coelho Rodrigues, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.
Uma tese que tem como mote a investigação realizada na Universidade da Beira Interior, em torno da proposta inovadora de uma nova arquitetura para redes veiculares, ditas redes veiculares com ligações intermitentes - vehicular delay-tolerant networks (VDTN). Ao longo do estudo foi avaliado o desempenho desta arquitetura de rede e respetivos protocolos e serviços, analisando-se a sua aplicação em diferentes cenários. A inovação deste trabalho é atestada pelo registo de uma patente e pelo vasto número de publicações científicas internacionais, superior a 20.
No estudo agora defendido perante a academia as conclusões apontam “para uma tecnologia com grande potencial para ser utilizada pelos fabricantes automóveis. As VDTNs oferecem uma ampla gama de aplicações com impacto na vida quotidiana, das quais se destacam, entre muitas outras, a melhoria da segurança rodoviária e da eficiência dos sistemas de transporte, recolha e transmissão de dados recolhidos por redes de sensores sem fios, por exemplo, referentes a condições climatéricas ou medições de poluição”, atestam os mentores deste estudo. Outros exemplos de aplicações previstas para estas redes incluem o infotainment, que passa por aplicações comerciais, “por exemplo, para divulgação de anúncios, de informações turísticas e de lazer, e disponibilidade de espaço de estacionamento e aplicações de entretenimento, como sendo, a possibilidade de acesso à Internet e partilha de conteúdos de multimédia”. Estas redes poderão ser inclusivamente importantes em regiões rurais que não disponham de qualquer tipo de meio de comunicação convencional de acesso à Internet, permitindo um conjunto diversificado de serviços e aplicações. Além disso, “as VDTNs revelam-se muito úteis em cenários de catástrofe, quando as infraestruturas de rede tradicionais são destruídas ou largamente afetadas, permitindo apoiar a comunicação entre equipas de resgate e outros serviços de emergência”.
Destaca-se entretanto a estreita colaboração entre o grupo de investigação Next Generation Networks and Applications Group (NetGNA) do qual fazem parte o autor e o orientador deste estudo, e o construtor automóvel Fiat, no Brasil, na construção de um protótipo real que tem por base a proposta apresentada neste estudo.
O júri das provas de doutoramento foi constituído por Mário Marques Freire, presidente da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, António Manuel Duarte Nogueira, professor auxiliar da Universidade de Aveiro, Paulo Rogério Barreiros d’Almeida Pereira, professor auxiliar do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Abel João Padrão Gomes, professor associado da Universidade da Beira Interior, Paulo Martins Carvalho, professor auxiliar da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Michel Celestino Paiva Ferreira, professor auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Joel José Puga Coelho Rodrigues, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.