Mais de 200 toneladas de neve artificial deram forma à pista de snowboard instalada no centro do Jardim do Lago. Tratou-se da primeira edição do Snowboard Urban Fest da Covilhã. Milhares de pessoas estiveram no local, ao longo do dia, para ver as provas.
Cerca de meia centena de atletas tentou a sua sorte nesta prova integrada no circuito internacional de snowboard, promovido pela Federação Internacional de Esqui. O evento covilhanense abriu as portas à participação de alguns atletas nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno.
Diversos saltos, manobras e passagem pelo circuito de neve artificial fizeram parte das performances dos atletas que marcaram presença no evento. Uma dezena de portugueses foram selecionados para participar no próximo evento deste campeonato que irá decorre em Andorra. Foi aliás, um português a vencer a prova. João Allen, de 20 anos, arrecadou o primeiro lugar no snowboard urban fest. Já o segundo lugar do pódio foi ocupado por André Santos e Renato Cardoso fechou a tabela dos três melhores portugueses. Já a competição internacional acabou por ser ganha pelo espanhol Pau Bartolo. Para além do espanhol, destaque ainda para a presença de Marcel Llovera, um dos melhores atletas da modalidade, Yannick Boudjedal e Matias Schmitt.
Atletas espanhóis, franceses e sul-africanos marcaram presença nesta iniciativa conjunta da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, da Federação Internacional de Esqui, do Instituto de Desporto de Portugal e da Câmara da Covilhã. Os responsáveis autárquicos sublinham que estão já a ser planeadas outras iniciativas deste género e esperam conseguir realizar novamente o evento no próximo ano. Uma iniciativa que veio também reavivar a ideia da câmara, na criação de um parque de esqui urbano na cidade.