Pedro Bernardo, presidente da AAUBI, apresentou a sua nova equipa. Depois de algumas semanas de trabalho que serviram essencialmente para operacionalizar a sede da associação e pensar algumas atividades, os novos responsáveis pela “casa azul” foram formalmente apresentados à comunidade estudantil.
A Assembleia Municipal da Covilhã foi palco deste evento que serviu para fazer dar voz às principais metas traçadas pelos membros da nova equipa. Aos objetivos que se propõem atingir juntaram-se também alguns eventos que devem ter lugar nos próximos tempos. Bernardo afirma tratar-se de “uma cerimónia que serviu para dar a conhecer os novos membros da associação à comunidade e também mostrar que estamos de regresso a este movimento”. Para o aluno de Engenharia Civil que agora conduz os destinos da associação, “a equipa está em força, motivada, e com muita vontade de trabalhar não só em prol da UBI, mas também dos restantes organismos para desenvolver esta nossa região”.
Um dos pontos mais importantes para o novo responsável pela “Casa Azul” é precisamente o relacionamento com as entidades regionais e nacionais. Bernardo tem vindo a mostrar preocupação pela forma como a associação académica é vista por outras entidades. Para contornar essa mesma imagem, o aluno de Engenharia Civil espera conseguir parcerias efetivas com as entidades regionais e uma maior presença nos encontros nacionais dos movimentos estudantis. “Do trabalho realizado nestas semanas temos já alguns protocolos que em breve devem ser formalizados nomeadamente com a Microsoft e com a Portugal Telecom, para além de uma maior ligação à Câmara da Covilhã”, explica. Exemplos de interações que “devem continuar”.
Já na área cultural, a nova equipa definiu a Semana Académica. Um dos eventos mais marcantes do calendário de atividades da AAUBI vai ter, este ano, lugar entre os dias 16 e 21 de Abril. Pedro Bernardo aponta para o facto de todo o cartaz de espetáculos “estar já encerrado”, contudo será apenas apresentado no final de Março. Este ano as principais atividades desta festa voltam a ter lugar no pavilhão da ANIL. O novo presidente espera que “este volte a ser um dos grandes eventos da associação académica, por isso, o que iremos fazer vai ser bem feito e com a ajuda dos estudantes. Vai ser um cartaz bastante aliciante e positivo”.
Já dentro da universidade existe um leque diversificado de iniciativas que devem ser avançadas em breve. As reuniões de trabalho mantidas com os responsáveis da UBI, com os restantes serviços e com os núcleos de estudantes conferem à associação uma imagem das necessidades dos estudantes e também dos eventos que estes procuram. Um dos pontos mais importantes para a equipa liderada por Pedro Bernardo diz respeito aos núcleos, com que “se trabalha de forma estreita”. Bernardo sublinha que “desde o dia que tomámos posse que se sente que as pessoas têm uma grande confiança nesta equipa. Há um forte apoio e uma grande espectativa no nosso trabalho, encarando isso como uma grande motivação. Por parte dos estudantes também temos tido esse feed-back”.