Deesy Gomes Pinto é a autora da tese de doutoramento em Engenharia Mecânica intitulada “Comportamento termodinâmico de um betão refratário de 100% alumina para aplicações monolíticas”.
Uma tese que tem como mote a investigação realizada na Universidade da Beira Interior, em torno de um material de construção utilizado em fornos de altas temperaturas. Este trabalho académico “diz respeito à avaliação de um comportamento termomecânico de um betão refratário de 100 por cento de alumina em aplicações monolíticas”, diz a autora. “Este é um recurso que suporta elevadas temperaturas que poderá ser aplicado, futuramente, a nível industrial em áreas que consumam muitos destes materiais, nomeadamente a indústria siderúrgica e as incineradoras”, acrescenta Deesy Gomes. Ao longo do estudo foram analisados os comportamentos mecânicos e dando ênfase a esse comportamento em altas temperaturas, como os 1500 graus centígrados.
No estudo agora defendido perante a academia as conclusões apontam para um produto “com grande potencial para ser implementado na indústria, daí que “vão surgir novas patentes”. Apesar de ainda existirem alguns passos a serem percorridos, “há um grande potencial para ser aplicado industrialmente”.
Segundo a autora deste trabalho científico, “em Portugal não se estuda muito o caso dos betões refratários sem cimento. No nosso caso, existe já um produto a ser estudado e desenvolvido há vários anos, tentado retirar todo o óxido de cálcio da composição, uma vez que este composto químico influencia o comportamento termodinâmico do material. Neste momento temos já uma composição fixa da nossa mistura, agora resta-nos ajustar alguns fenómenos ao longo da investigação e encontrar um parceiro industrial para colocar no mercado esta solução que tem de novidade o facto de não conter cimento”, explica.
As provas tiveram como júri António Torres Marques, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Paulo Jorge dos Santos Pimentel de Oliveira, professor catedrático da universidade da Beira Interior, Luís Manuel Guerra da Silva Rosa, professor associado do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Ana Maria de Bastos da Costa Segadães, professora associada da Universidade de Aveiro, Tessaleno Campos Devezas, professor associado da Universidade da Beira Interior, Abílio Manuel Pereira da Silva, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Rogério Paulo Alves Lopes, diretor comercial e da qualidade da Duritcast.