O Departamento de Ciências do Desporto da UBI, conjuntamente com o Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes, está a desenvolver o programa Diabetes em Movimento, que inclui sessões de exercício para Diabéticos.
As sessões deste programa decorrem no Complexo Desportivo da Covilhã, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 18 e as 19 horas e são apoiadas e monitorizadas por alunos da Licenciatura em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior.
Este programa é exclusivo e gratuito para pessoas com diabetes tipo 2, mediante inscrição prévia, e decorre, numa primeira fase, até Junho de 2012.
As inscrições podem ser realizadas no horário e local das sessões de exercício e estão limitadas às vagas disponíveis.
Recorde-se que cerca de um terço da população portuguesa tem diabetes tipo 2 ou é pré-diabética. A prevalência de diabetes tipo 2 é de 11,7 por cento (cerca de 900 mil portugueses) e a de pré-diabetes 23,2 por cento (cerca de 1,7 milhões de portugueses). Esta doença crónica está associada e uma elevada morbilidade e mortalidade e o seu tratamento assenta, para além das terapias farmacológicas, numa modificação do estilo de vida, que deve englobar uma alimentação saudável e um aumento da atividade física.
É neste contexto que surge o “Diabetes em Movimento”. Este é um programa de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2. Este programa de intervenção comunitária está alojado no CIDESD – Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano e é financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O seu desenvolvimento na cidade da Covilhã é fruto de uma parceria entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade da Beira Interior, com o importante apoio da Câmara Municipal da Covilhã e do Centro Hospitalar Cova da Beira.