São cerca de 300 mil euros que vão servir para equipar diversas valências de instituições privadas de solidariedade social, com centrais de microprodução de energia elétrica. A Enforce, empresa da Covilhã, foi a escolhida entre um vasto leque de entidades que estão nesta área de mercado.
O concurso público lançado em Outubro, pela Certiel, visa fornecer e instalar unidades de microprodução, com base em energia fotovoltaica, em 30 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o País, com uma proposta de 299 mil e 700 euros anunciou João Nuno Serra, diretor-geral da empresa.
O concurso foi lançado pela Associação Certificadora de Instalações Eléctricas (Certiel), em Outubro, no âmbito do projeto “Usar Bem a Energia É Um Dever de Cidadania”, numa parceira com a EntrAjuda que selecionou as instituições beneficiárias. “A Certiel convidou as dez maiores empresas do setor para apresentarem propostas e a Enforce saiu vencedora devido à melhor relação entre qualidade e preço”, acrescentou o responsável. O contrato de adjudicação foi assinado esta semana e as obras terão início em meados de fevereiro de 2012 prolongando-se por um mês.
Entre as 30 instituições beneficiárias há uma da Beira Interior. No distrito de Castelo Branco, o projeto contempla a instalação de uma unidade de microprodução no Centro Social de Nossa Senhora da Conceição, na freguesia de Vila do Carvalho, concelho da Covilhã.
“Usar Bem a Energia é um Dever de Cidadania” é uma iniciativa que alerta para a importância da renovação elétrica como fator de garantia da segurança e da eficiência das instalações elétricas. Este projeto é dinamizado pela Certiel. A ideia de criar esta ação surgiu da necessidade, detetada pela Certiel ao longo dos últimos anos, de alertar para a questão da segurança associada à eletricidade.
A EntreAjuda é uma instituição particular de solidariedade social, que visa apoiar outras instituições ao nível da organização e gestão, com o objetivo de melhorar o seu desempenho e eficiência em benefício das pessoas carenciadas. Os produtos e serviços disponibilizados abrangem um vasto leque de áreas, tanto de gestão como técnicas, que melhoram de forma estrutural a gestão.