Há algum tempo que docentes e investigadores da Universidade da Beira Interior trabalham em conjunto com clubes da região, nomeadamente o Sporting da Covilhã. Desta ligação, com maior peso no futsal, tem vindo a surgir um grupo de jovens atletas “com fortes potencialidades”, sublinha João Leitão, administrador dos Serviços de Ação Social da UBI.
Foi no seguimento deste trabalho que surgiu a oportunidade de criar na Covilhã um pólo da academia de futsal do Sporting Clube de Portugal. A estrutura é uma das novidades que chegam no protocolo que será assinado entre a Universidade da Beira Interior e o clube leonino, no próximo dia 29, no Fundão. Nas palavras dos responsáveis da instituição de ensino superior, trata-se “de mais uma interligação a instituições exteriores à universidade e que poderá servir de porta de entrada de jovens talentos para as fileiras do clube leonino”. João Leitão começa por explicar que “a grande ligação ao Sporting Clube de Portugal surge através de Miguel Albuquerque, diretor da secção de futsal do clube, e do seu atual treinador, Orlando Duarte, que tem ligações históricas aqui à academia e esteve na génese das nossas primeiras conquistas, na década de 90, na área do futsal”. Esta extensão do SCP apesar de estar centrada na Covilhã vai funcionar para toda a região. Para além da academia, existe todo um leque de entidades que vão estar ligadas ao projeto.
Recorde-se que a UBI tem vindo a desenvolver com o Sporting Clube da Covilhã, uma escola de futsal. O projeto orientado por alguns docentes e investigadores da academia covilhanense deu já origem a uma equipa de jovens futebolistas que se têm revelado nas provas regionais. O administrador dos Serviços de Ação Social espera que este tipo de relações se amplifique. Para além de promover corretas práticas desportivas, existem oportunidades de integrar projetos de investigação desportiva. “Neste momento temos já alguns dos nossos docentes e investigadores a trabalhar com clubes da região, como o Sporting e a Associação Desportiva do Fundão”, diz o responsável.
Leitão garante que “é normal que esta associação com o Sporting de Portugal venha a catapultar outras parcerias com clubes de igual dimensão”. Sem adiantar muitas outras informações, o responsável pela parte desportiva da universidade diz que existem conversações com outras entidades desportivas, que estão no bom caminho e que as novidades estão para breve.