O Abrigo de São José, no concelho do Fundão e o Centro Paroquial Jesus, Maria, José, no concelho da Covilhã, são as duas instituições de solidariedade social que vão ser apoiadas com as receitas de um torneio de futsal promovido pela Universidade da Beira Interior.
Esta iniciativa, que terá lugar no próximo dia 29 de janeiro, no Fundão, conta ainda com o apoio do Sporting Clube de Portugal, do Sporting Clube da Covilhã/UBI e da Associação Desportiva do Fundão. Um evento que decorre no pavilhão municipal do concelho fundanense e que irá juntar as formações desportivas em causa, em diversos jogos a realizar durante o dia. As receitas de bilheteira conseguidas a 29 de janeiro vão rever, na íntegra, para as duas instituições.
Na passada semana, a reitoria da UBI acolheu os responsáveis pela organização deste evento. Para João Queiroz, reitor da academia, “é necessário realçar neste tipo de projeto onde a universidade se coloca como força motriz, que para além do ensino e da investigação, a academia é também um projeto de interação com a sociedade. A responsabilidade social da UBI passa por isto, por ter os alunos a participarem cada vez mais em atividades desportivas e culturais, e também no apoio social a diferentes organismos”. Queiroz lembrou ainda que “o desporto, o voluntariado e a ação social são campos que estão bastante ativos dentro da própria academia. Com este tipo de ações pretendemos alargar mais as nossas potencialidades e apoios em termos de recursos humanos e de presença institucional”.
Palavras que foram também reforçadas por João Carlos Leitão. O administrador dos Serviços de Ação Social da universidade, serviço através do qual foi organizado o evento, diz que “esta é uma iniciativa que se enquadra também dentro da estratégia de solidariedade social baseada nos serviços de ação social. Desta forma, e depois de muitas parcerias, pensámos promover um evento desportivo”. Este responsável adianta ainda que durante este ano “a UBI irá apresentar diversas ações que visam a integração dos seus alunos no desporto e das suas famílias em várias atividades”.
No decorrer deste torneio será também assinado um protocolo de colaboração com o Sporting Clube de Portugal. É a ligação a mais uma entidade de cariz nacional. “Este protocolo está focado nas valências de ensino e investigação oferecidas pela universidade, mas também no aprofundamento da prática desportiva monitorizada por recursos humanos desta universidade”. João Leitão espera que este seja um protocolo que, no futuro, tenha um outro alcance.
O torneio irá ter início às 10 horas da manhã, com um jogo entre o Sporting da Covilhã/UBI e a Associação Desportiva do Fundão. Seguem-se também partidas entre as várias formações ao longo do dia. Para este torneio os ingressos vão ter um custo simbólico de um euro, mas os interessados em oferecer mais alguma verba poderá também fazê-lo. A totalidade do dinheiro angariado nas entradas será entregue às duas instituições.