0 primeiro Café Literário de 2012 realizou-se no Café Centro Cívico, na noite da passada terça-feira, 10 de Janeiro, com o professor de matemática Nuno Marques. O autor apresentou a sua primeira obra“100tidos”, composta por 37 poemas escritos em diferentes fases da sua vida.
A noite começou ao som da guitarra clássica, instrumento escolhido pelo autor. “A Lágrima” foi o tema interpretado por Diogo Fael, aluno da EPABI. Após a actuação, o moderador, Manuel da Silva Ramos apresentou “um poeta atormentado, que vive entre a incertezas da vida e as incertezas da palavra”.Segundo o apresentador, dominar as palavras e evocar a terra Natal são as melhores características da obra, contudo “os poemas começam lindamente mas perdem ritmo e intenção no fim”, refere Manuel da Silva Ramos.
Nuno Marques lembrou que o livro é dedicado ao pai que morreu há dois anos. O escritor caracteriza-se como optimista e, entre sorrisos, garante “ ser poeta é uma responsabilidade enorme”. Nuno Marques habituado a teoremas e demonstrações afirma que Fernando Pessoa foi o único autor que leu. “Tem de ler muita poesia antes de escrever o próximo livro”, aconselha Manuel da Silva Ramos, moderador da sessão.
“Antes sentir demais do que não sentir”, é assim que o autor se exprime na nota introdutória da obra. Apesar de Nuno Marques raramente rir na sua poesia, o professor afirma não ser nada dramático. “Só aqui é que demonstro esse meu lado”, refere o escritor. “Ter vindo estudar para a Ubi foi das melhores experiências que já tive. Aconselho alguém que queira estudar ir para longe de casa” explica o antigo aluno de Matemática. No final, Nuno Marques aproveitou para aconselhar os estudantes da Covilhã, que estão a terminar o curso, lembrando que é importante mostrar trabalho.
Cristina Martins, habital frequentadora dos cafés literários, considera que foi uma noite agradável. “É uma pessoa fantástica que está a realizar um sonho. Hoje em dia as pessoas esquecem-se de sonhar e é bom ver que ainda há quem o faça”, explica a ajudante de apoio familiar a idosos.
O escritor promete dedicar-se mais à leitura de outros autores e não desistir da literatura. Nuno Marques tem em vista novos projectos: a prosa e o humor são as novas apostas literárias do autor.