A Lista C venceu as eleições para a AAUBI. No ato eleitoral que teve lugar ontem, terça-feira, 10, a equipa encabeçada por Pedro Bernardo conseguiu 61,9 por cento dos votos, para a direção da AAUBI.
Neste ato eleitoral votaram 1365 alunos e a Lista C acabou por sair vencedora também para o Conselho Fiscal, com 60,6 por cento dos votos, comparativamente com os 39,4 por cento da Lista E. Para a Mesa da Assembleia Geral de Membros, a Lista C conseguiu 61,6 por cento dos votos, enquanto que a Lista E arrecadou 38,4 por cento. Já na direcção, a equipa liderada pelo aluno de Engenharia Civil conseguiu 61,9 por cento dos votos, e a Lista E, 38,1 por cento.
Pedro Pimentel, presidente da comissão eleitoral acabou por “saudar todos os elementos participantes neste ato eleitoral, felicitando as listas pela excelente campanha”. Este membro espera que seja feito “um bom trabalho, que dignifique a Academia em prol dos estudantes. Agradecemos a participação de todos os elementos na realização de mais umas eleições para a AAUBI e a toda comunidade estudantil que aderiu de forma exemplar a este ato eleitoral”.
Pedro Bernardo, o novo presidente pretende com a sua equipa “ser um ponto de viragem no estatuto daquela organização. Competência, credibilidade e proximidade são algumas das aspirações deste grupo”.
Este é um grupo que tem como compromisso “pôr em prática um projeto para constituir uma academia mais unida”. Assim se apresentou o projeto liderado por Pedro Bernardo. Com um conjunto de novas iniciativas, a proposta avançada pela Lista C tem diversos pilares. Para já, um dos pontos fundamentais que o cabeça de lista repetiu exaustivamente, prende-se com o “restaurar da confiança dos alunos na academia”. Segundo o estudante de Engenharia Civil que encabeça este movimento, “a próxima equipa tem de transformar a AAUBI numa associação identificada com os estudantes e com a comunidade. Uma associação académica cooperante e competente”. Para tal é necessária “uma mudança na imagem da associação académica dentro da comunidade de estudantes com uma nova presença dentro do mundo académico”.
Pedro Bernardo pretende desenvolver todo um conjunto de iniciativas para voltar a restaurar a importância da academia beirã no contexto nacional. Para além da expetativa de maior credibilidade interna junta-se também a revitalização da sede “transformando a ‘Casa Azul’ na segunda casa dos estudantes”. E uma aposta forte “nos núcleos, estruturas e entidades que estão todos os dias em contato com os problemas da comunidade académica”.
A encabeçar a presidência está Pedro Miguel de Melo Bernardo, aluno do mestrado integrado de Engenharia Civil, já o presidente do Conselho Fiscal é Micael David Dias Santos, aluno de Economia e a presidente da Assembleia Geral de Alunos, Teresa de Jesus Santos Ferreira, aluna do mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas.