Qual é o peso ideal?
Este é um conceito complexo de definir, uma vez que o peso está relacionado ao estado de saúde e às características físicas de cada pessoa, como idade, sexo, estatura, etc. O que se sabe é que o excesso de peso normalmente está acompanhado de problemas de saúde. A idade é uma variável fundamental, já que o peso aumenta gradualmente durante a primeira época da vida e apenas se estabiliza a partir dos 25 anos. O sexo também deve ser considerado, uma vez que homens e mulheres possuem esqueleto e musculatura diferentes.
A relação mais constante é a do peso versus a altura e a partir dela elaboraram-se fórmulas distintas que tentam definir o peso ideal. O IMC (Índice de Massa Corporal), por exemplo, é o processo mais utilizado para determinar o excesso de peso ou desnutrição e pode ajudar a identificar se você está no peso adequado ou com alguma variação que precisa de cuidados. Mas atenção, estas fórmulas servem apenas de orientação e não se podem adoptar literalmente, porque compreendem oscilações de um mínimo de 10%, não têm em consideração muitas outras variáveis tão importantes. Lembre-se: o peso ideal é aquele acompanhado por profissionais especializados e que levam em consideração a sua estrutura física e estilo de vida.
Bares e cantinas estão cada vez mais presentes na rotina dos universitários. As frituras, snacks, e fast foods também. Mas a alimentação é uma opção pessoal. Cabe a cada um zelar pela própria saúde. Considerar passar a ter uma alimentação equilibrada, é o primeiro passo para causar um impacto positivo, tanto no bem-estar como na saúde e, consequentemente, no aprendizado.