Voltar à Página da edicao n. 524 de 2010-02-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 524 de 2010-02-02   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Os Dias da UBI assinalam, este ano, a sua 12ª edição

Experimentar a universidade

Durante três dias, os alunos dos vários graus de ensino vão poder “experimentar” a universidade. Mais uma vez, a academia covilhanense abre as suas portas à comunidade e mostra o que é feito dentro das salas de aula e laboratórios. Este ano, a novidade vai para o conjunto de novas actividades científicas e pedagógicas.

> Eduardo Alves

Um novo programa marca mais uma edição dos “Dias da UBI”. Uma iniciativa pioneira da academia covilhanense, que pretende trazer à instituição de ensino superior, os alunos mais jovens. Mostrar o que se faz dentro da universidade e proporcionar uma vivência académica diferente é o principal objectivo deste evento que decorre entre 9 e 11 de Março, na UBI. Esta actividade, destinada a preparar os futuros estudantes universitários para o meio académico superior, é dirigida essencialmente aos alunos dos diversos graus de ensino que estejam em fase de aproximação ao meio académico.
Tiago Sequeira, pró-reitor responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da UBI, sublinha que para além de dar a conhecer as potencialidades da instituição e das formações ministradas na Covilhã, os Dias da UBI servem também “para que mais tarde, no momento de opção por um curso superior, os estudantes possam decidir da melhor forma e com conhecimentos suficientes sobre as formações”.
Este ano, todo o programa foi redesenhado e apresenta um vasto conjunto de actividades. No entender do pró-reitor há a sublinhar “a grande aposta e uma maior ênfase na experimentação”. No programa de actividades, composto por acções de todos os Departamentos “houve uma grande inovação, sobretudo na área das Engenharias, com os três dias a serem preenchidos por actividades laboratoriais que se destinam mais aos alunos de 10 ao 12º ano”. Experiências, demonstrações e actividades onde os visitantes vão poder participar são alguns dos novos complementos dos Dias da UBI. Para além das inovações “há a sublinhar o esforço dos Departamentos em produzir conteúdos para os visitantes”, acrescenta o responsável.
Outra das áreas que este ano também ganha destaque “é Ciência Política e Relações Internacionais, que vão promover um debate com os alunos que nos visitam, tentando reproduzir o Parlamento Europeu”.
Os Dias da UBI assumem-se como uma actividade de divulgação das capacidades e potencialidades da instituição em termos científicos, técnicos e culturais e constituem uma oportunidade para dar a conhecer o ambiente universitário, através de visitas guiadas aos diversos Departamentos, centros e ainda a outros sectores como a biblioteca e o museu. Nesta décima segunda edição vão ser apresentadas exposições, conferências, experiências em laboratórios, tecnologias computacionais e multimédia, num conjunto de iniciativas interactivas.
Esta actividade, promovida pelo Gabinete de Comunicação e Imagem permite reforçar a articulação entre a universidade e o sector empresarial. Um evento que permite também aos que os empresários conheçam o potencial de investigação de que dispõe a UBI e que lhes poderá ser útil quer ao nível das actividades de inovação, quer no que respeita ao eventual recrutamento de licenciados para o mercado de trabalho.
As inscrições estão já abertas e decorrem até ao próximo dia 3 de Março. O formulário está disponível na página oficial do evento e as reservas podem também ser feitas através do telefone número 275 242 012, do fax 275 319 079, ou pelo e-mail: grp4@ubi.pt.


Os Dias da UBI assinalam, este ano, a sua 12ª edição
Os Dias da UBI assinalam, este ano, a sua 12ª edição


Data de publicação: 2010-02-02 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior