Voltar à Página da edicao n. 524 de 2010-02-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 524 de 2010-02-02   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O professor Carvalho Rodrigues vai proferir uma comunicação sobre solidariedade

Carvalho Rodrigues de regresso à UBI

O professor Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido como o “pai” do satélite português vai estar na UBI. Doutor Honoris Causa pela UBI, este antigo docente e investigador da instituição covilhanense é o orador convidado de uma acção de solidariedade promovida pelo Rotary Clube da Covilhã.

> Eduardo Alves

“É o regresso à alma mater”, começa por dizer Carvalho Rodrigues. O cientista português que desenvolveu o satélite nacional “PoSat-1” colaborou com o Departamento de Física da UBI e regressa agora à instituição como orador de uma conferência promovida pelo Rotary Clube da Covilhã.
Este doutor Honoris Causa vai falar “numa instituição que sempre me ficou na memória” e regressa “pela melhor das causas, a solidariedade”, sublinha. Carvalho Rodrigues apresenta uma conferência intitulada “De Felicitas a Securitas – Um Apelo”, que tem lugar no próximo dia 5 de Fevereiro, no Anfiteatro das Sessões Solenes, na UBI.
O evento, aberto a todos os interessados, serve também como actividade de recolha de fundos para as vítimas do terramoto no Haiti. Vasco Lino, presidente do Rotary Clube da Covilhã, acrescenta que “um dos princípios orientadores dos rotários é o apoio à comunidade e o serviços aos que mais precisam”. Perante a catástrofe que teve lugar no Haiti, os membros do Rotary da Covilhã, que assinala o seu aniversário a 31 de Janeiro, decidiram por esta iniciativa. “Em vez do tradicional jantar de aniversário, os fundos serão canalizados para a causa”. Todos os interessados em dar o seu contributo podem também fazê-lo durante a conferência de Carvalho Rodrigues. Uma iniciativa que também tinha já sido promovida “aquando do tsunami na Ásia”, recorda Vasco Lino
Para o “pai” do satélite português, este evento traduz “a sociedade em que vivemos, uma sociedade próxima em que as catástrofes ocorridas a milhares de quilómetros de distância também nos afectam e fazem com que todos juntos ajudemos da melhor forma”. O doutor Honoris Causa pela UBI irá apresentar uma conferência, “precisamente sobre o apoio e a solidariedade que deve marcar as comunidades”.
A ideia de convidar o cientista português partiu do antigo reitor da UBI, Manuel José dos Santos Silva. O convite foi feito “e aceite com muito agrado pelo professor Carvalho Rodrigues”, sublinha. Para o antigo reitor este é também um momento de grande significado académico, uma vez que um dos mais prestigiados cientistas portugueses e um dos mais importantes nomes na área da Física “vai estar na UBI”. Para além “da boa causa da actividade que pretende recolher fundos e apoio para as vítimas do Haiti”, acrescenta Santos Silva.
As verbas recolhidas no evento da próxima sexta-feira “serão entregues à Rotary Foundation, dos Estados Unidos da América, que está a trabalhar já no terreno e saberá dar seguimento ao montante”, explica Vasco Lino. No cenário actual “afigura-se necessária a aquisição de todo o tipo de produtos básicos, como água e alimentos, que é feita junto do local da tragédia”, pelo que, o Rotary da Covilhã “irá apoiar com fundos monetários”, acrescenta o presidente desta instituição.


O professor Carvalho Rodrigues vai proferir uma comunicação sobre solidariedade
O professor Carvalho Rodrigues vai proferir uma comunicação sobre solidariedade


Data de publicação: 2010-02-02 00:03:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior