Ferro vende “ramos”
A tradição voltou a marcar as festas da vila do Ferro. No passado fim-de-semana, aquela freguesia do concelho da Covilhã homenageou o Mártir São Sebastião com várias actividades religiosas e culturais.
> Eduardo AlvesO profano e o sagrado confundem-se nas festas do Mártir São Sebastião. No passado fim-de-semana, o Ferro celebrou a festa ao seu patrono e a arrematação do ramo foi ponto alto das celebrações.
Um dia que começou com a procissão e missa solene e seguiu-se a festa popular. Pelo segundo ano consecutivo foi oferecido aos populares chouriça assada, pão e vinho. Este ano, a festa foi realizada no dia 31 de Janeiro, como forma de relembrar o dia em que São. Sebastião foi assassinado pelos romanos por se proclamar venerador da doutrina cristã.
A arruada de bombos acordou a freguesia a serviu de chamariz aos populares que vieram comer o “bodo”, no Parque de Feiras do Ferro. Durante a tarde foi também aqui que se deu continuidade a uma das mais ancestrais iniciativas, a venda do ramo.
Durante a preparação das festas, um conjunto de homens percorre as casas da localidade que oferecem produtos tradicionais para o santo, como enchidos, azeite, vinho, pão, bacalhau e outros. No dia das festas, estas oferendas são colocadas de diferentes ramos e são depois leiloadas por entre os populares. Um gesto que envolve sempre muitos populares que esperam promover o seu “ramo”.
O dia não acaba sem a merenda, com a organização a oferecer aos populares diversos petiscos assados, pão caseiro e vinho da freguesia.
Multimédia