Rota das Azenhas é percurso cultural
Os Caminheiros da Gardunha vão promover uma caminhada pelos trilhos da serra. Um evento que pretende recuperar as memórias das azenhas que estavam instaladas naquela zona.
> Eduardo AlvesA Rota das Azenhas é a mais recente actividade dos Caminheiros da Gardunha. Uma iniciativa integrada nas comemorações dos “120 anos da Tomada do Carvalhal”. Data histórica no Souto da Casa que lembra a tomada de um terreno público por parte da população. Os Caminheiros da Gardunha, em colaboração com a Junta de Freguesia do Souto da Casa, organizam no próximo dia 21 de Fevereiro, a caminhada com o tema “Na Rota das Azenhas”.
Um percurso que permitirá um maior contacto com a encosta da Serra da Gardunha. O percurso foi desenhado para passar pelas azenhas antigas e mostrar a utilização destas estruturas na transformação dos cereais. Esta rota pretende também dar a conhecer as potencialidades das paisagens da Serra e da Ribeira da Gardunha, antigamente chamada de Caia ou de Ocaia. No percurso desta caminhada, destaque para as azenhas da Figueira e também de um conjunto de casas em xisto que davam apoio a estas estruturas.
A concentração dos interessados é feita no Largo dos Caminheiros, no Fundão, cerca das 8.30 horas, realizando-se a deslocação até ao Souto da Casa em autocarro. O percurso, com cerca de sete quilómetros, de baixa intensidade, inicia-se na Praça da República, junto à Capela de São Gonçalo, no Souto da Casa. Após a caminhada realiza-se o tradicional “almoço da aldeia”.
As inscrições para esta caminhada podem ser feitas até dia 18 de Fevereiro, através dos telemóveis: 963 142 542, 964 343 968, ou do e-mail: caminheirosdagardunha@hotmail.com. O custo da inscrição é de três euros e contempla reforço alimentar, almoço e transporte para o Souto da Casa e regresso ao Fundão, em autocarro.
Multimédia