Voltar à Página da edicao n. 524 de 2010-02-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 524 de 2010-02-02   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Um grupo de docentes da UBI promoveu este encontro

UBI promove encontro de docentes de Filosofia

Um grupo de docentes de Filosofia da Universidade da Beira Interior integrou o núcleo de promotores do Encontro Nacional de Docentes e Investigadores de Filosofia das Universidades Portuguesas. Reflectir sobre o ensino da filosofia, em particular no secundário, foi o objectivo principal da reunião.

> Eduardo Alves

Coimbra foi palco de uma reunião magna de docentes universitários de Filosofia. Uma reunião que teve na sua génese o trabalho de professores da Faculdade de Artes e Letras UBI, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e também da Universidade do Porto.
Neste encontro, que teve lugar, no passado dia 27 de Janeiro, estiveram presentes docentes e investigadores da área vindos de diferentes instituições académicas portuguesas. Uma reunião de trabalho que serviu, acima de tudo, para debater a questão do ensino da Filosofia nas escolas portuguesas e as mudanças que têm sido introduzidas nesta área. Neste encontro, onde estiveram representantes de todas as faculdades do País onde se ensina esta disciplina, foi preparada a criação de um Conselho dos Docentes de Filosofia  das Universidades Portuguesas. Segundo José Manuel / Santos, director do Instituto de Filosofia Prática, uma unidade de investigação da UBI, “este órgão interuniversitário servirá para incrementar o intercâmbio e a cooperação entre as universidades na área da Filosofia, mas também para reflectir sobre problemas do ensino da filosofia, nomeadamente no ensino secundário, e para sensibilizar opinião pública e entidades públicas para a importância da filosofia na sociedade actual”.


Um grupo de docentes da UBI promoveu este encontro
Um grupo de docentes da UBI promoveu este encontro


Data de publicação: 2010-02-02 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior