Voltar à Página da edicao n. 524 de 2010-02-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 524 de 2010-02-02   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Vários autarcas da região estiveram no congresso da Anafre

Autarcas do distrito no congresso da Anafre

Durante três dias, Lisboa acolheu uma reunião magna dos presidentes de junta de Portugal. O distrito de Castelo Branco esteve representado por diversos autarcas. Nos órgãos directivos desta associação estão agora cinco autarcas do distrito.

> Eduardo Alves

Debater a falta de financiamento para as juntas de freguesia e a importância do poder local foram dois dos principais objectivos do XII Congresso Nacional da Associação Nacional de Freguesias (Anafre).
“Mais Competências, Melhor Poder Local” foi o tema central desta reunião onde estiveram presentes 60 autarcas do distrito de Castelo Branco. Neste encontro, foram escolhidos os novos membros dos corpos directivos, para um mandato de quatro anos. Numa lista única, apresentada por Armando Vieira, que dirigia já a associação, surge um autarca do distrito no Conselho Directivo. Um lugar ocupado pela primeira vez por um eleito do distrito, que se junta aos quatro membros que estão também presentes nos restantes corpos directivos da associação.
Segundo Paulo Tourais, presidente da Junta de Freguesia do Ferro e um dos autarcas que participou no congresso, “o debate realizado ao longo de três dias centrou-se, essencialmente, na análise de mais competências para as freguesias, como forma de obter um melhor poder local”. Um evento que juntou mais de 1500 congressistas oriundos de todo o país e ilhas. Segundo Tourais, a Anafre irá agora trabalhar no sentido de resolver “o problema da clarificação e da transferência de competências”.
Recorde-se que uma das principais reivindicações desta associação passa por um maior poder executivo junto dos cidadãos. Algo que só se consegue com legislação e verbas adequadas.


Vários autarcas da região estiveram no congresso da Anafre
Vários autarcas da região estiveram no congresso da Anafre


Data de publicação: 2010-02-02 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior