Voltar à Página da edicao n. 523 de 2010-01-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 523 de 2010-01-26   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Mostra geral da exposição

“Memórias” na Casa dos Magistrados

“Memórias” mostra profissões de outrora e em vias de extinção.

> José Armando Augusto

Até ao próximo dia 29 de Janeiro pode visitar-se na Casa dos Magistrados a Exposição de Fotografia "Memórias", sobre profissões do antigamente e em vias de extinção. A exposição conta com uma mostra de 34 fotografias, cada uma com o seu pregão característico.
Com o evoluir dos tempos, o surgimento de alguns ofícios levou ao inevitável desaparecimento de outros. Profissões como barbeiro,  o taberneiro, o fotógrafo “à lá minute”, o calista, o sapateiro, a modista, o vendedor de gelados, o relojoeiro ou o alfarrabista, foram desaparecendo dando lugar a estabelecimentos comerciais com serviços mais personalizados. O ardina, que vendia jornais na rua gritando os títulos dos jornais, o aguadeiro, a lavadeira, o engraxador, o limpa-chaminés, o moço de fretes, o farrapeiro ou a varina são outras profissões retratadas nesta exposição.

Segundo a responsável evento, Maria Esteves, “a exposição é justificada com o facto de, hoje em dia muitas pessoas, particularmente os jovens, não conhecerem muitas dessas profissões do antigamente. A extinção de determinadas profissões não nos deve fazer esquecer a sua existência”, por isso, “a Câmara Municipal da Covilhã resolveu fazer uma recolha de fotografias junto de pessoas e instituições, para fazer relembrar o passado”, acrescentou. Quanto aos visitantes da exposição, Maria Esteves diz que, “ão de todas as faixas etárias, inlcuindo algumas escolas da cidade”.

A exposição pode ser visitada de terça a quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta-feira, das 09h às 13h, tendo entrada livre.


Mostra geral da exposição
Mostra geral da exposição


Data de publicação: 2010-01-26 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior