Voltar à Página da edicao n. 522 de 2010-01-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 522 de 2010-01-19   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O teatr'UBI vai apresentar uma nova peça (Foto de Arquivo)

O coração do Teatr’UBI

O Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior está a trabalhar numa nova peça. A estreia está marcada para 11 de Março, dia em que arranca mais um Festival de Teatro Universitário da Covilhã. “Empresta-me o teu coração” tem a encenação de Rui Pires.

> Eduardo Alves

Depois de oito anos em palco, como actor do Teatr’UBI, Rui Pires aventura-se agora na encenação. É ele quem está a dirigir os trabalhos da mais recente peça do Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior.
A 11 de Março, o Teatro Cine da Covilhã acolhe mais um ciclo de teatro universitário, o 14º. Até dia 17 de Março, grupos portugueses e espanhóis vão dar nova vida à “cidade neve”. O grupo anfitrião vai começar, da melhor forma o evento com a apresentação da nova peça.
“Empresta-me o teu coração” é um trabalho que conta com a actuação de nove alunos da Universidade da Beira Interior, sete destes, do curso de Ciências da Comunicação. Rui Pires, que deixou há bem pouco tempo a direcção do grupo, depois de vários anos de trabalho e divulgação do teatro universitário, experimenta agora as andanças de um encenador.
Uma peça que tem um texto inédito de uma escritora de pseudónimo “Javali Voador”. Para o público, Pires prepara agora um espectáculo “com pouco texto e muito visual”. A expressão corporal tem vindo, aliás, a ser uma das grandes marcas do grupo. Sem revelar muito mais, o encenador promete uma peça diferente e um trabalho de grupo bem presente. Um trabalho diferente, um papel de encenação “onde se aprende todos os dias e onde surgem sempre novos desafios”. O grupo pretende também dar novas formas aos palcos “e trabalhar o teatro de uma forma menos convencional”.
Ao longo da sua existência, o Teatr’UBI tem sido um dos principais embaixadores da academia covilhanense, sobretudo, na sua vivência cultural. Os muitos trabalhos apresentados por todo o mundo e os prémios conseguidos, sobretudo em países de expressão latina, fazem com que este se um dos mais conhecidos grupos de teatro universitário da Península Ibérica. Uma marca que irá também ser sublinhada ao longo do próximo ciclo de teatro.
Rui Pires refere também que o apoio da nova equipa reitoral está já a ser notado. Os fundos para o trabalho do grupo têm sido maiores, mas, ainda assim, é necessário um maior financiamento. Para além do ciclo de teatro, o Teatr’UBI está agora a programar uma deslocação “a vários festivais de Espanha, onde somos convidados e também, a participação no Congresso Iberoamericano de Teatro Universitário que este ano tem lugar em Lima, no Peru”. Outra saída calendarizada, mas para a qual “ainda não financiamento”, é a deslocação a Istambul, cidade o0nde terá lugar o Festival de Teatro Universitário Europeu, “que se realiza no âmbito da capital europeia da cultura 2010”, sublinha Pires. O encenador lembra que “esta seria uma boa forma de divulga a UBI em importantes certames de teatro mundiais onde estão várias universidades representadas”.


O teatr'UBI vai apresentar uma nova peça (Foto de Arquivo)
O teatr'UBI vai apresentar uma nova peça (Foto de Arquivo)


Data de publicação: 2010-01-19 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior