O curso de Engenharia da UBI, em parceria com a Cotec, promoveu uma sessão de divulgação sobre Implementação e Certificação de Sistemas de Gestão de IDI – Investigação, Desenvolvimento e Inovação, para alunos e profissionais de engenharia. A sessão contou com a participação de João Matias, professor da UBI, e de Gouveia Leal, engenheiro da Cotec, uma associação nacional que reúne as cem principais empresas de Portugal dos mais diversos sectores.
Os assuntos abordados durante a sessão foram "O papel do Sistema de Gestão de IDI dentro das empresas", "Importância de Inovar e também a "Norma Portuguesa (NP) 4457: 2007".
De acordo com Gouveia Leal, o IDI é um estímulo a dinamização de processos de gestão que visa melhorar o desenvolvimento interpessoal dentro das empresas, inovação de seus produtos, aumento da competitividade, maior cooperação entre colaboradores e melhor aplicação dos recursos de gestão. “A implementação e a certificação do sistema de gestão de IDI apresentam bons resultados não só nas grandes empresas, mas nas pequenas e médias também”, disse o engenheiro da Cotec.
João Matias abordou a importância das empresas inovarem. De acordo com este docente da UBI, é necessário implementar uma significativa melhoria de soluções ao nível dos produtos desenvolvidos pela empresa. “Não é preciso fazer inovação radical, basta ser significativa”, disse o professor, destacando ainda que Portugal tem apresentado nos últimos anos um grande salto em inovação, como novos produtos, serviços e modelos de negócios.
Multimédia