Região “pintada” de branco
Um forte nevão caiu sobre a Beira Interior. A neve, que se fez sentir durante todo o passado domingo, 10 de Janeiro, condicionou estradas e serviços e a região parou devido à neve.
> Eduardo AlvesFoi um dos maiores nevões das últimas décadas. Durante um dia nevou sem parar, um pouco por toda a região da Beira Interior. Mas a Covilhã fez jus ao seu nome de “cidade neve” e acabou por ser a cidade mais afectada.
Depois de um dia de contínua precipitação de neve, a madrugada da passada segunda-feira, 11 de Janeiro, veio trazer os principais problemas. As autoridades municipais começaram por interditar algumas das principais estradas do concelho e também os acessos às zonas mais altas da Covilhã, como o Bairro Municipal ou o Bairro da Biquinha, ficaram encerrados. A acumulação de neve e a criação de gelo nas estradas ditou também o encerramento das escolas em todo o concelho. Durante a manhã de ontem, também a Universidade da Beira Interior (UBI) teve de encerrar os seus serviços.
Um pouco por toda a região, a neve marcou presença. A Guarda oi outra das cidades mais afectadas por esta precipitação. Estradas condicionadas e escolas também fechadas durante todo o dia de ontem. A registar também o encerramento da Auto-Estrada da Beira Interior. O troço da A23 entre o nó da Lardosa e a Guarda esteve interditado ao trânsito durante várias horas. Cerca das duas da madrugada, a Guarda Nacional Republicada (GNR) acabou por apoiar várias dezenas de veículos que ficaram retidos na via. Uma situação só resolvida durante a manhã.
Multimédia