Lauro António na Cinubiteca
O realizador e ensaísta Lauro António vai participar numa mostra de filmes sobre Vergílio Ferreira. Uma actividade promovida pelo Teatro das Beiras, que tem lugar na Cinubiteca.
> Eduardo AlvesEntre 15 e 30 de Janeiro, o Teatro das Beira promove um conjunto de iniciativas em torno da obra de Vergílio Ferreira. O autor de “Manhã Submersa”, “Aparição e “Apenas homens”, entre outros, é recordado pelo grupo de teatro da Covilhã, que se associa a diversas instituições, como a Universidade da Beira Interior.
Recorde-se que a mais recente produção do Teatro das Beiras, “A Neve”, é uma peça baseada nos contos do escritor natural de Melo, Gouveia. Uma peça que regressa agora á Covilhã, entre 15 a 30 de Janeiro no Auditório do Teatro das Beiras, mas que contempla um conjunto diverso de actividades paralelas. O espectáculo “A Neve”, construído a partir de cinco contos de Vergílio Ferreira: O Encontro, A Palavra Mágica, A Fonte, A Galinha e A Estrela, é composto por um conjunto de histórias que, interligadas, revelam um humor triste e alguma nostalgia em relação à condição humana.
Como introdução ao espectáculo, e dentro das actividades “Vergiliando – viagem ao universo de Vergílio Ferreira”, o Teatro das Beiras convidou o realizador Lauro António, apreciador de Vergílio Ferreira e da sua obra para uma palestra na UBI. A 14 de Janeiro, na Cinubiteca da Universidade da Beira Interior vão ser projectados o documentário “ Vergílio Ferreira numa Manhã Submersa”, a longa metragem “Mãe Genoveva”, o documentário “Prefácio a Vergílio Ferreira” e a longa metragem “Manhã Submersa”. A 15 de Janeiro, no café teatro do Teatro das Beiras, às 16 horas, haverá uma conversa sobre Vergílio Ferreira no cinema com Lauro António.
“A Neve” é acompanhada por várias actividades de tributo ao autor, inseridas no programa “Vergiliando – viagem ao universo de Vergílio Ferreira”. Entre elas, destaque para os concertos a partir de músicas enunciadas na sua obra por Rogério Peixinho, professor na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e pela Tuna Académica da Universidade da Beira Interior (Desertuna), conversas com estudiosos da sua obra e amigos, inseridas no “Café Literário” orientado pelo escritor Manuel da Silva Ramos, uma exposição na Biblioteca Municipal da Covilhã, exibição de documentários e a presença de Lauro António, na apresentação de obras baseadas em Vergílio Ferreira.
No que respeita ao mais recente trabalho do Teatro das Beiras, este tem adaptação, dramaturgia e encenação de José Carretas, interpretação a cargo de Fernando Landeira, Pedro Damião, Pedro da Silva, Rui Raposo Costa, Sónia Botelho e Teresa Baguinho, cenografia de Nuno Lucena e José Carretas, Música Original de Telmo Marques e figurinos de Margarida Wellenkamp.
Multimédia