TMG acolhe ciclo Manuel António Pina
O Teatro Municipal da Guarda promove entre 16 e 22 de Janeiro um conjunto de actividades culturais inseridas no ciclo Manuel António Pina. Teatro e poesia compõem o cartaz de eventos.
> Eduardo AlvesLembrar uma das principais figuras culturais da região da Guarda é o principal objectivo do primeiro ciclo de eventos promovido pelo TMG em 2010. O escritor Manuel António Pina, natural do Sabugal, dá origem a um conjunto de peças de teatro e de declamações de poesia que começa já no próximo dia 16.
O Pequeno Auditório vai servir de palco para uma peça de teatro intitulada “O Escaravelho Contador”. O espectáculo interpretado pela Companhia de Teatro de Braga tem por base o livro “Histórias que me contaste tu”. Uma obra de literatura infantil, da autoria do jornalista e escritor nascido no Sabugal. A peça tem por base a adaptação do texto e narra os episódios de um escaravelho que é um exímio contador de histórias.
A versão dramática e encenação está a cargo de José Caldas e a cenografia e figurinos fica por conta de José António Cardoso. Uma peça que tem como actores Carlos Feio, Jaime Soares, Rogério Boane, Solange Sá, Teresa Chaves e Alexandre Sá.
Outra das peças adaptadas para teatro é a “História do Sábio fechado na sua biblioteca pelo Pé Vento”. Uma peça que sobe ao palco do Pequeno Auditório, no dia 20 de Janeiro, pelas 10 horas e também pelas 21.30 horas. a partir do livro com o mesmo título surge esta peça onde um sábio que tinha a certeza que sabia tudo, mas mesmo tudo, se vê um dia assaltado pelas dúvidas depois de à porta da sua biblioteca vir bater um estrangeiro. A encenação é de João Luiz e a cenografia de João Calvário e Rui Azevedo.
Neste ciclo, lugar também para a poesia. No dia 21, o Pequeno Auditório acolhe um recital de poesia. Um evento que tem como finalidade, dar a conhecer a obra do autor natural do Sabugal, e que por isso vai ter como figuras principais, músicos, professores, dirigentes de instituições ou comerciantes, entre outros. Os convidados sobem ao palco pelas 21.30 horas, com Élia Fernandes a acompanhar, ao piano, as declamações. Também a partir de dia 16 e até 22, a Rádio Altitude vai passar, todas as horas, a recitação de poemas de Manuel António Pina.
Multimédia