TMG já tem agenda para 2010
Tindersticks, Vinicio Capossela, Cukunft e DJ Scotch Egg são alguns dos destaques internacionais que compõem a agenda de espectáculos paras os primeiros três meses de 2010, no Teatro Municipal da Guarda.
> Eduardo Alves“Esta é talvez a programação mais equilibrada desde Abril de 2005, estamos muito satisfeitos com estas escolhas” referiu Américo Rodrigues. O director artístico do Teatro Municipal da Guarda (TMG), em comunicado à Imprensa, apresenta alguns dos espectáculos que vão decorrer naquela estrutura, nos primeiros três meses de 2010.
Japão, Angola, Inglaterra, Dinamarca, Sahara Ocidental, França, Polónia, Rússia, Reino Unido e Itália são alguns dos países de origem dos artistas que se deslocam à Guarda. Mas o primeiro destaque do ano começa com os portugueses Maria João e Mário Laginha que apresentam “Chocolate” no dia 30 de Janeiro. Seguem-se os Tindersticks que vêm apresentar o seu novo disco, “Falling Down a Mountain” a 6 de Fevereiro.
Também neste início de ano, destaque para três ciclos de espectáculos. De 4 a 20 de Fevereiro regressam os Blues ao TMG com propostas inovadoras. O dinamarquês Tim Lothar, apelidado de guitarrista revelação dos Blues europeus abre a quarta edição do Inblues – Festival de Blues da Guarda no dia 4. Segue-se, no dia 11, o trio português Budda Power Blues. E no dia 12, vindo do deserto africano do Sahara Ocidental, os Blues de fusão de Amar Sundy. O Inblues termina no dia 20 com o furacão feminino vindo de Inglaterra: Dani Wilde.
De 10 a 13 de Março a Agência para a Promoção da Guarda organiza com o apoio do TMG o Ciclo de Cultura Judaica que contará no cartaz com conferências, cinema e música. Destacamos o concerto do grupo polaco de música klezmer Cukunft, no dia 13. Trata-se de um exclusivo TMG e uma estreia em Portugal desta banda que traz no seu reportório música judaica.
Na música destaque ainda para uma outra estreia em Portugal com exclusivo TMG, a actuação de um DJ cuja paixão são os gameboys e que faz música em tempo real manipulando quatro destes jogos electrónicos e uma mesa de mistura. Vem do Japão chama- se DJ Scotch Egg e actua no TMG a 23 de Janeiro.
A nova agenda conta ainda com o Ciclo Manuel António Pina que decorrerá entre 16 e 22 de Janeiro com exposições, poesia, um seminário e teatro. «O teatro e os escritores, os escritores e o teatro» é outro dos “sentidos” desta nova programação. Manuel António Pina, Fernando Pessoa e Vergílio Ferreira são os autores dos textos que inspiram peças de teatro que o TMG apresenta este trimestre. De Manuel António Pina, “O escaravelho contador” da Companhia de Teatro de Braga (dia 16 de Janeiro) e “A história do sábio na sua biblioteca” pela Pé de Vento (dia 20 de Janeiro); de Fernando Pessoa “O Banqueiro Anarquista” do encenador João Garcia Miguel (dia 5 de Fevereiro); e de Vergílio Ferreira “A Neve” pelo Teatro das Beiras, uma compilação de cinco contos do autor, numa encenação de José Carretas (26 de Fevereiro).
Multimédia