Pertencente ao concelho de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, a vila de Avintes é uma freguesia que se situa na margem esquerda do Douro e tem como principal característica a sua broa que é já comercializada por todo Portugal.
Avintes é também conhecida por ter sido o berço do músico Adriano Correia de Oliveira, intérprete do Fado de Coimbra e elemento da geração de cantores da resistência ao Estado Novo, conhecida como música de intervenção chegando também a actuar com Zeca Afonso nos tempos do TEP (Teatro Experimental do Porto) e foi o cenário para o desenrolar do livro "O Código de D'Avintes": uma sátira ligeiramente baseada no "O Código da Vinci”, da autoria de Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato Faria. Também existem referências à mulher de Avintes em obras de Júlio Dinis (Uma família inglesa) e Camilo Castelo Branco, entre outros escritores.
O centro de Avintes é conhecido pelos seus monumentos dos quais se destacam as duas estátuas presentes no largo da Gandara: “O Atleta” e “A Padeira”.
Avintes conta ainda com o Zoo Quinta de Santo Inácio e com o Parque Biológico e durante o Verão anima os avintenses com as tradicionais festas populares.
Multimédia