AAUBI solidária
Entre 14 e 22 de Dezembro, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) organizou uma recolha de roupa e brinquedos nos pólos da Universidade da Beira Interior.
> Ana GasparO espírito natalício chegou à AAUBI e pretende ficar: “desejamos que esta iniciativa se prolongue ao longo de todo a ano”, afirma Lénia Pereira, responsável pela secção pedagógica da AAUBI. A preocupação da Associação é neste momento a de chegar mais próximo da comunidade pois “o lado humanitário tem de ser necessariamente valorizado pela nossa Associação”, continua Lénia Pereira.
Os depósitos para a recolha de roupas e brinquedos estão em todos os pólos da UBI mas também na biblioteca central, biblioteca do pólo IV, residência Pedro Álvares Cabral, papelaria Papiro - Sineiro e na AAUBI. Amanhã, 23 de Dezembro, a AAUBI entrega às associações as roupas e brinquedos que conseguiram recolher.
A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), o Estabelecimento Prisional e a Casa do Menino Jesus são as três instituições que vão ser ajudadas pela AAUBI. A APPACDM vai ser a instituição privilegiada “nem que seja em visitas” pois foi sem dúvida uma “experiência gratificante”, conta Lénia Pereira. “Um simples abraço faz toda a diferença”, diz.
A AAUBI quer deixar para trás o rótulo de Associação que apenas se preocupa com a recepção e semana académica, apesar de perceberem que esta também é “essencial para a vida do estudante”, diz a responsável pela secção pedagógica da Associação. Aos alunos da UBI a Associação diz terem aqui a “oportunidade de mostrar a sua solidariedade”.
Os contentores vão continuar nos mesmos locais para que os alunos possam continuar a fazer as suas doações depois desta campanha. Com este tipo de iniciativas, a AAUBI quer que a comunidade perceba que os estudantes estão solidários com aqueles que mais precisam.
Multimédia