Voar como os super-heróis
Força e flexibilidade são o resultado de várias horas de treino e uma forma de trabalho para quatro jovens ubianos.
> Fátima Oliveira“Divertirem-se e divertir o público”, é um dos objectivos do Quarteto Fantástico, um grupo de jovens que dedicam parte do seu tempo à ginástica artística. Empenho e dedicação são os ingredientes para as suas performances.
Telma Miragaia, João Cantador, Pedro Serra e Bruno Martins constituem este quarteto fantástico. Naturais de Jarmelo, Covilhã, Teixoso e Tortosendo, os ubianos não têm por norma seguir os cânones da ginástica. Saltam, pulam, fazem cambalhotas, espargatas e pontes no ar, demonstrações de flexibilidade e força que resultam de vários anos de prática e empenho por parte dos jovens. Música, a dança e step complementam a ginástica artística, “todos os esquemas são acompanhados com música e trabalhamos em função do tema que escolhemos”, salienta João Cantador, estudante de Electromecânica.
A Escola Secundária Frei Heitor Pinto é o local de treinos dos jovens ginastas, um espaço cedido pela direcção do estabelecimento de ensino, a quem os jovens estão sentem gratos. “É fundamental ter um local para treinar”, afirma Pedro Serra, colega de curso de João. Nas suas actuações pedem apenas dinheiro que pague as deslocações feitas no velhinho Mercedes. Para cada exibição necessitam somente de uma base esponjosa e uma superfície plana.
Bruno Martins, é o mais reservado do grupo e o elemento que treina há menos tempo. Contudo, os seus amigos dizem que é esforçado e tem evoluído bastante. “Nito”, como os amigos lhe chamam, é excepção. “Apesar de ser novinho, lutou e treinou muito para chegar onde está”, realça Telma Miragaia, a mais extrovertida do grupo, uma ginasta que treina desde muito nova, dedicando-se essencialmente à flexibilidade.
“As actividades desportivas exigem muito empenho e os jovens de hoje em dia desleixam-se muito e não se esforçam”, sublinha Pedro Serra. Os jovens “não praticam exercício físico, limitam-se a actividades mais sedentárias, que não necessitam esforço”, evidencia Telma Miragaia.
As últimas actuações do Quarteto Fantástico foram a exibição na Festa de Natal da UBI e a actuação na Faculdade de Saúde. De momento, não têm mais espectáculos previstos.
Multimédia