Voleibol feminino no quarto lugar
A equipa feminina deu um passo importante na qualificação para os CNU’s. Próximo torneio é na Covilhã.
> Diogo CaldasO voleibol feminino da AAUBI ficou em quarto lugar no primeiro torneio de apuramento para os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), realizado em Aveiro, nos dias 15 e 16, terça e quarta-feira. A equipa masculina ficou-se pela fase de grupos.
As duas formações disputaram apenas dois jogos na fase de grupos, devido à falta de comparência da equipa masculina da Associação Académica da Universidade do Minho, e da equipa feminina da Associação Académica de Coimbra. As equipas da UBI precisavam assim de ganhar apenas uma das duas partidas para passarem às meias-finais.
A formação feminina começou mal o torneio, ao perder frente à AAUM por 2-0 em sets. De resto, a equipa do Minho foi a vencedora final deste torneio de apuramento. No decisivo jogo contra o Instituto Politécnico de Leiria, a equipa orientada por André Silvestre venceu por 2-1, alcançando assim as meias-finais. No dia seguinte, apesar do esforço a equipa da UBI acabou por perder por 2-0 frente à Associação Académica da Universidade de Aveiro, ficando relegada para o jogo do terceiro e quarto classificado. Perdendo novamente por 2-0 contra a Associação Académica da Universidade do Algarve, embora pudesse ter forçado um terceiro set, a equipa da AAUBI terminou assim a competição no quarto lugar.
Para André Silvestre, treinador da equipa feminina, o resultado “é muito bom, mas podia ter sido melhor”, acreditando que seria possível alcançar um segundo ou terceiro lugar. Já Catarina Cardoso, capitã de equipa, considerou o torneio “positivo, tendo em conta a chegada às meias-finais”, acreditando a atleta da UBI que é possível ir à fase final dos CNU’s.
Sorte diferente teve a equipa masculina na competição, tendo em conta que a equipa da AAUBI defrontou na fase de grupos as duas equipas que chegaram à final. Na primeira partida, frente à AAC, formação que venceu a final masculina, a equipa da UBI não teve argumentos para contrariar os adversários perdendo por dois sets a zero. Na segunda e última partida do grupo, que acabou por ser também a do torneio, a equipa treinada por Alfredo Vieira perdeu também por 2-0 contra a AAUAlg, ficando assim fora da competição.
Segundo o treinador Alfredo Vieira, a equipa “entrou mal nos dois jogos”, destacando as falhas “na recepção de bola” da equipa. “Notou-se mais ritmo competitivo das outras equipas”, acrescentou o treinador, que afirma que “na Covilhã as expectativas serão mais altas”. O capitão da equipa masculina mostrou-se decepcionado com o resultado, afirmando que “faltou experiência” à equipa. O atleta acredita que “a jogar em casa a equipa vai melhorar a classificação”. Diogo Azevedo, coordenador da secção desportiva da AAUBI, e também atleta da equipa masculina, felicitou o resultado da equipa feminina, destacando “a evolução que a equipa tem registado”. Quanto ao masculino, Diogo Azevedo afirma que “correu mal”, relembrando que “era um grupo complicado” e o facto de “a equipa estar desfalcada”.
No segundo torneio de apuramento para os CNU’s, a equipa masculina e feminina da AAUBI jogam em casa, com a Covilhã a receber o evento decisivo para a ida directa aos CNU’s.
Multimédia