Uma vela por um mundo melhor
Decorreu uma vigília mundial no pelourinho. O objectivo era iluminar o mundo chamando a atenção para os problemas ambientais que se vivem actualmente.
> Mafalda DinisO núcleo da AMI da Covilhã, Assistência Médica Internacional, realizou uma vigília para pedir um acordo sério na Cimeira de Copenhaga. A vigília decorreu no sábado, dia 12, em frente à Câmara Municipal da Covilhã, entre as 18 horas e as 20 horas e nela estiveram presentes cerca de 20 pessoas.
Durante a vigília formou-se um circulo em volta das velas que cada um transportava e foram ditas algumas frases que chamavam a atenção para as mudanças climáticas que estão a acontecer no mundo, “O frágil equilíbrio da Terra, que sempre nos sustentou, está a mudar. Nós estamos a mudá-lo", “A mudança climática é longe, mas perto ou "Muitos de nós dormimos até agora, mas para outros, a mudança climática já é uma devastação vivida”, foram algumas das frases ditas pelas pessoas que estavam na vigília. Andreia Guerra, uma das participantes, refere que “estas acções são importantes para sensibilizar as pessoas para as alterações climáticas.”, acrescentando ainda que “é importante preservar o mundo de amanhã.”
Segundo Maria Celeste Raposo, representante do núcleo da AMI da Covilhã, “Foi uma vigília simples mas simpática. As pessoas daqui não estão habituadas e não se sentem à vontade nestas manifestações. Mas cada um de nós faz a diferença no Mundo e estes actos de cidadania global vão-se multiplicando e dando voz às pessoas.” Na vigília também foram partilhadas algumas histórias sobre a forma como mudança climática já está a afectar a população local.
Multimédia