Tunas voltam ao Souto da Casa
Animação, cerveja, jeropiga, licores e muita música marcam a quarta edição do Encontro de Tunas Académicas do Souto da Casa.
> Diogo JesusApesar do nevoeiro e do frio que se fazia sentir no Souto da Casa, concelho do Fundão, o IV encontro de Tunas, levou a animação aos cafés e bares da freguesia. Desertuna, da Covilhã, Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico de Castelo Branco (TAFIPCB) e Meninas e Senhoras da Beira, do Instituto Politécnico de Viseu, foram as tunas que acederam ao convite da organização para participar nesta quarta edição do encontro.
Ao longo dos encontros de tunas realizados no Souto da Casa, a Desertuna tem estado sempre presente ao ponto de ser considerada como tuna da Freguesia para muitos dos habitantes. Para cumprir a tradição, a Desertuna voltou a percorrer a aldeia levando a animação aos cafés e adegas. Após um Pasa Calles bem animado e regado com as mais variadas bebidas artesanais, seguiu-se o jantar convívio entre as tunas realizado nas instalações do recinto de festas do Sr. da Saúde onde estiveram presentes os membros do executivo da Junta de Freguesia do Souto da Casa.
O espectáculo decorreu no edifício da Casa do Povo, que encheu para assistir a três horas de actuações. Segundo Filipe Quelhas, organizador do evento, o sucesso deve-se à fama que o encontro já alcançou com as três edições anteriores.
As actuações iniciaram-se perto às 22h15, com a TAFIPCB, seguindo-se as Meninas e Senhoras da Beira. A Desertuna fechou o espectáculo com uma actuação ao nível que a tuna tem vindo a habituar o seu público: houve ainda tempo para estrear a “Odisseia da Desertuna” , uma nova composição formada por quatro músicas: “Praia Lusitana”, “A Nau e o Sonho”,” Adamastor” e “Chegada à Índia”.
Com este quarto encontro, Filipe Quelhas demonstra a intenção de passar o testemunho e confiar a organização dos próximos encontros a outros estudantes universitários do Souto da Casa, embora mantenha a disponibilidade para auxiliar os novos organizadores em tudo o que seja necessário.
Multimédia