Voltar à Página da edicao n. 517 de 2009-12-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 517 de 2009-12-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Os fatos teatrais enriqueceram a dramatização e a interação com os alunos foi uma constante

Projecto estimula a aprendizagem nos alunos

Leitura de contos e dramatização marca o primeiro período lectivo nas escolas da Covilhã

> André Duarte

O projecto de carácter lúdico “Teatro na Escola”, que decorreu durante o primeiro período do ano lectivo, teve como objectivo estimular a aprendizagem das crianças através do teatro e incentivar o gosto pela leitura. A iniciativa destinou-se aos alunos dos segundo e terceiro anos do ensino básico e foi desenvolvida pela ASTA - Associação de Teatro e outras Artes, em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã.

A primeira deslocação visou “uma contextualização do que é o teatro, o que o compõe e o que é necessário para o realizar” explicou Sérgio Novo, membro da ASTA. A primeira intervenção contou ainda com a leitura de contos de forma narrativa, sobre os quais os alunos terão de construir uma maqueta de um teatro. As maquetas serão reunidas numa exposição que se realizará em Fevereiro ou em Março do próximo ano, onde se poderão ver os resultados dos trabalhos, refere Sérgio Novo. Os textos trabalhados em cada turma foram escolhidos pelos professores e fazem parte do Plano Nacional de Leitura.

Na segunda intervenção, Sérgio Novo refere que é feita “a leitura da mesma história, mas de uma forma dramatizada” com o objectivo de os alunos compreenderem as diferenças entre as duas leituras. “É muito engraçado que eles vêem a diferença: o que inicialmente lhes pode parecer maçudo depois dizem que é muito giro” sublinha o membro da ASTA. Sérgio Novo afirma que os alunos “gostaram, que querem ler” e perguntam quando é que a ASTA regressa à escola.

Purificação Pacheco, professora de uma das turmas inseridas no projecto, defende que as crianças “desenvolvem a oralidade, vêem a leitura de uma forma diferente e deve ser um projecto para continuar estendido também a outros anos de escolaridade”. Deolinda Festas, também ela professora, partilha uma opinião positiva da iniciativa: “nos manuais não vem muito explícito o trabalho com os alunos a nível de texto teatral e dramático, ao fim ao cabo, nós também aprendemos”.

O projecto “Teatro na escola” organizado pela ASTA estendeu-se a 13 turmas de sete escolas – Teixoso, Santo António, A Lã e a Neve, Refúgio, Penedos Altos, São Silvestre e Rodrigo - do 1º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo cerca de 350 alunos.


Os fatos teatrais enriqueceram a dramatização e a interação com os alunos foi uma constante
Os fatos teatrais enriqueceram a dramatização e a interação com os alunos foi uma constante


Data de publicação: 2009-12-15 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior