Empresários recebem cinco milhões do Proder
Mais de uma dezena de empresas da Beira Interior vão receber cerca de cinco milhões de euros para projectos e investimentos nas suas produções. O ministro da agricultura esteve no Fundão a assinar os contratos de transferência das verbas em causa.
> Eduardo AlvesAo todo, 14 empresários da Beira Interior vão ser contemplados com fundos do Programa de Desenvolvimento Rural. No passado sábado, dia 12 de Dezembro, António Serrano veio ao Fundão assinar um total de 19 contratos programas de transferência de fundos. Dinheiros que dizem respeito a candidaturas feitas por 14 empresas a fundos comunitários para o desenvolvimento de negócios.
São cinco milhões de euros canalizados para estas entidades que os têm de aplicar no desenvolvimento das empresas ou na expansão de negócios. Para já, o responsável pela pasta da agricultura, desenvolvimento rural e pescas trouxe um milhão e 700 mil euros, nesta sua primeira visita.
António Serrano, que visitou a Casa Quintela, empresa com sede na Atalaia do Campo, garantiu que o regresso à região, no próximo ano, para assinar mais contratos. Nesta empresa que serviu como modelo das capacidades da região, o ministro visitou as instalações e também os métodos de fabrico e comercialização de enchidos e presuntos. A laborar há 19 anos, esta é uma das principais empresas da região no seu sector. Com um volume de negócios de mais de quatro milhões de euros, em 2008, a Casa Quintela empresa 35 pessoas e exporta os seus produtos para diversos pontos do planeta. Uma candidatura a fundos do Proder foi agora aprovada e esta entidade vai receber dinheiro que servirá para a ampliação e modernização da empresa.
Outras das entidades a receber fundos, já nesta primeira fase, é a Cerfundão. Os fundos agora recebidos pela empresa vão servir para a aquisição de maquinaria que permitirá uma maior qualidade no tratamento da cereja. A Cerfundão espera, com esta medida, aumentar as suas vendas e também, o volume das suas exportações.
Multimédia