Voltar à Página da edicao n. 517 de 2009-12-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 517 de 2009-12-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O Teatro das Beiras apresenta um trabalho baseado na obra de Vergílio Ferreira

Teatro das Beiras relembra Vergílio Ferreira

“A Neve” é o título do mais recente trabalho do Teatro das Beiras. Uma peça que estreia já no próximo dia 16 e tem por base um conjunto de cinco contos da autoria de Vergílio Ferreira.

> Eduardo Alves

“O Encontro”, “A Palavra Mágica”, “A Fonte”, “A Galinha” e “A Estrela” têm em comum o facto de terem sido contos escritos por Vergílio Ferreira. A partir do próximo dia 16 de Dezembro junta-se também o facto de todos eles servirem de base à mais recente peça do teatro das Beiras.
“A Neve” é o nome do trabalho que vai ser apresentado, pelas 21.30 horas, na Rua da Trapa, na Covilhã. Os responsáveis pelo grupo cultural começam por explicar que estas “são histórias que, interligadas, revelam um humor triste e alguma nostalgia em relação à condição humana”. Parta além disso, são também “memórias de um tempo, que não foi assim há tanto tempo, em que o coração dos homens era frio como a neve”.
O espectáculo vai estar na Covilhã até 19 de Dezembro, regressando depois entre os dias 15 e 30 de Janeiro de 2010.
Aproveitando este tributo, para além da peça, o Teatro das Beiras promove também um conjunto de actividades paralelas que recordam todo o percursso de vida do escritor natural de Melo, em Gouveia e que passou grande parte da sua juventude no Seminário do Fundão.
“Vergiliando – viagem ao universo de Vergílio Ferreira” foi a designação escolhida para um conjunto de concertos a partir de músicas enunciadas na sua obra por Rogério Peixinho, professor na Escola Profissional de Artes da Beira Interior e pela Desertuna - Tuna Académica da Universidade da Beira Interior. Para além destes espectáculos musicais vão ter lugar diversas conversas com estudiosos da obra e amigos de Vergílio Ferreira. Actividades inseridas no “Café Literário” orientado pelo escritor Manuel da Silva Ramos, sublinham os membros do Teatro das Beiras. Em comunicado à Imprensa, este teatro aponta também a realização de uma exposição na Biblioteca Municipal da Covilhã, e a mostra de um documentário, com a presença de Lauro António. Todas elas, obras baseadas em Vergílio Ferreira: como a longa-metragem “Manhã Submersa”, a curta-metragem “Mãe Genoveva” e duas entrevistas a Vergílio Ferreira sobre “Manhã Submersa”.
“A Neve” é tem uma adaptação, dramaturgia e encenação de José Carretas, com a interpretação a ficar a cargo de Fernando Landeira, Pedro Damião, Pedro da Silva, Rui Raposo Costa, Sónia Botelho e Teresa Baguinho, a cenografia a pertencer a Nuno Lucena e José Carretas, música original de Telmo Marques e figurinos de Margarida Wellenkamp. Os bilhetes para esta peça vou ter desconto de 50 por cento para estudantes, até aos 25 anos.


O Teatro das Beiras apresenta um trabalho baseado na obra de Vergílio Ferreira
O Teatro das Beiras apresenta um trabalho baseado na obra de Vergílio Ferreira


Data de publicação: 2009-12-15 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior