RESCUE na UBI
Investigadores na área do Software Crítico apresentam os resultados obtidos ao longo de dois anos de trabalho.
> Pedro da CruzDecorreu no dia 9 de Dezembro, no Anfiteatro 6.1, o Workshop RESCUE – Reliable and Safe Code Execution for Embedded Systems. Os objectivos centrais do projecto RESCUE são o desenho de metodologias e a construção de ferramentas informáticas para o software crítico. As reuniões do projecto são bimensais, sendo organizadas alternadamente por todas as instituições participantes, contudo a reunião organizada pela UBI tomou forma de workshop.
Simão Melo de Sousa, da Universidade da Beira Interior, é o coordenador deste projecto que conta ainda com Jorge Sousa Pinto, da Universidade do Minho, e Luís Miguel Pinho, do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O RESCUE envolve mais de 20 investigadores dos centros de investigação das universidades do Porto, Minho e Beira Interior e do Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Os responsáveis pelo projecto afirmaram que neste workshop pretendiam “mostrar o trabalho e os resultados à comunidade científica da área, à indústria especializada e ao público em geral”. Jorge Sousa Pinto destacou a importância das empresas presentes: “são as empresas para as quais os resultados obtidos neste projecto constituem soluções para alguns dos problemas e desafios que estas possam enfrentar.” As empresas presentes foram a Critical software, a Edisoft, a Spin Works e a EFACEC. A próxima reunião do projecto RESCUE terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O docente da Universidade do Minho realçou ainda a importância nacional destas empresas nacionais "de topo no ramo do software crítico que estão integradas com os mais conceituados consórcios internacionais como a ESA ou a NASA. Luís Miguel Pinho defende que o projecto RESCUE pretende criar as condições para a formação de uma rede nacional de investigação e desenvolvimento na área dos sistemas críticos que permita trabalhar neste campo de forma permanente sem estar dependente de outros fundos.
Já Simão Melo de Sousa realça a importância dum evento como este que acaba por transmitir uma imagem de dinamismo das instituições envolvidas. Quanto às expectativas, os três responsáveis consideram que só podem ser as melhores tendo em conta o bom trabalho efectuado até este momento.
Multimédia