Voltar à Página da edicao n. 517 de 2009-12-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 517 de 2009-12-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Workshop de bonecas artesanais

Técnicas antigas no workshop de bonecas de lã

A Loja Ponto Já teve a iniciativa de organizar um workshop sobre a concepção de bonecas de lã. A ideia surgiu de uma trabalhadora do ramo do artesanato, Marina Rocha.

> Andreia Martins

O workshop de concepção de bonecas de lã decorreu no dia 10 de Dezembro, na Loja Ponto Já, e teve a duração de quatro horas. O número de inscritos estava limitado a dez pessoas e as vagas foram todas preenchidas por mulheres com idades compreendidas entre os 20 aos 70 anos.

A organizadora, Marina Rocha, teve o objectivo de mostrar como se faz uma fada de lã e “dinamizar a forma de passar o tempo ensinando técnicas antigas mas com materiais actuais”. As participantes receberam agulhas de feltrar, cabo e esponja, acessórios, materiais para decoração e lã em rama, tudo num kit de material para a execução de duas fadas. Foi com este kit, no valor de quatro euros, que as aprendizes realizaram exercícios de adaptação aos materiais e depois passaram à realização das fadas com a técnica de feltragem por agulhagem. “Esta técnica é muito antiga mas está esquecida em algumas zonas do país”, disse a organizadora.

As participantes puderam fazer uma das bonecas que compõem o imaginário infantil e juvenil. A capacidade criativa foi posta à prova pois podiam ser feitas fadas das mais variadas formas. Desde uma fada simples, com asas de libélula nas costas e com uma varinha de condão, a fadas mais elaboradas, como a fada madrinha da Cinderela, as fadas do Harry Potter ou até a mais recente estrela dos mais novos as Winx. A maioria das participantes aderem a este tipo de iniciativas apenas como forma de passatempo e por terem gosto pela arte do artesanato.”Gosto de aprender a fazer pequenos mimos para os meus netos, bisnetos e netos das minhas amigas”, disse Maria Eugénia, participante no workshop.

No dia 17 de Dezembro, das 14 as 18 horas, o workshop de concepção de bonecas de lã vai ter a sua segunda edição na Loja Ponto Já da Covilhã. Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, Instituto Português da Juventude e Lojas Ponto Já.


Workshop de bonecas artesanais
Workshop de bonecas artesanais


Data de publicação: 2009-12-15 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior