Voltar à Página da edicao n. 517 de 2009-12-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 517 de 2009-12-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Victor Monteiro conduziu a palestra

APPACDM celebra segundo aniversário

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) celebrou o seu segundo aniversário com duas iniciativas. A primeira foi a realização de actividades desportivas, a segunda uma palestra intitulada “Desporto Adaptado”. Os eventos decorreram no dia 3 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

> Bruno Sousa

O local escolhido para o evento desportivo, que decorreu pela manhã, foi o pavilhão do Inatel onde compareceram várias associações: a APPACDM da Covilhã como anfitriã, APPACDM do Fundão, CERGIG (ensino especial de apoio a crianças e jovens com deficiência) da Guarda e alunos da Escola EB1 de Santo António e EB 2/3 do Tortosendo. O presidente da APPACDM da Covilhã, António Marques salienta o ambiente vivido e refere ainda que “correu tudo bem, tivemos a participação de cerca de cem atletas”.
Pela parte da tarde decorreu a palestra intitulada "Desporto Adaptado” no anfiteatro da Biblioteca Municipal da Covilhã. O orador foi Victor Monteiro, da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD). A palestra procurou acima de tudo sensibilizar os presentes para as alterações que têm de existir na sociedade na tentativa de melhorar o relacionamento com as pessoas deficientes.
O professor da UTAD procurou dar exemplos em que os deficientes são tratados de maneira diferente, defendendo que “a primeira cruzada é levar a que a sociedade encare o indivíduo não como um deficiente,  mas sim como uma pessoa”. Victor Monteiro relembrou que “a eliminação de barreiras não passa só pela colocação de rampas de acesso mas sim pela alteração de todo um comportamento que está incutido na sociedade”.
No final Victor Monteiro explorou o conceito de “fazer com e não fazer para”, explicando que “a ideia se centra em colocar as pessoas com deficiência a trabalhar com os organizadores dos eventos” para que assim “as actividades sejam mais sólidas”. Mencionou ainda que com esta metodologia de trabalho “as pessoas com deficiência ganham um sentimento de confiança porque as suas opiniões, as suas vontades e as suas decisões são levadas em conta“ o que garante que elas se envolvam nos programas que estão a ser desenvolvidos. As actividades realizadas no Dia Internacional das pessoas com deficiência na Covilhã tiveram o apoio da Fundação Inatel/Covilhã e da Câmara Municipal da Covilhã.


Victor Monteiro conduziu a palestra
Victor Monteiro conduziu a palestra "Desporto Adaptado"


Data de publicação: 2009-12-15 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior