“Este ano a moda é a prática de snowboard”
As pistas de esqui na Serra da Estrela abriram dia 28 de Novembro e o primeiro nevão, tal como no ano passado, registou-se no dia seguinte, 29 de Novembro. Com o fim-de-semana prolongado, os turistas aproveitaram para pôr em prática o desporto do Inverno.
> Mafalda DinisCom o maior nevão do ano abriu a estância de esqui da Serra da Estrela. O espaço oferece nove pistas, a pista do Covão, a pista do Cântaro, a pista do Vale, a pista de Loriga, pista da Lagoa, pista do Viriato, pista do Estádio, pista da Estrela e a pista da Torre, sendo esta última a de maior dificuldade. Para quem não tem equipamento para praticar desportos na neve, a concessionária da estância tem à disposição material para alugar com preços que variam entre os oito e os 25 euros por dia.
Para os que praticam estas modalidades com regularidade, a melhor opção é comprar e a Covilhã tem dois espaços onde é possível adquiri os equipamentos: as lojas Sport Zone e a J. Herminio, no Serra Shopping.
A loja Sport Zone oferece equipamento de gama média alta. O material para a prática de esqui ronda os 300 euros, e para snowboard pode ficar a 550 euros, dependendo da marca. O fato e botas, da marca Berg, custam cerca de 275 euros. Nesta loja de desporto ,os funcionários aconselham os clientes a “investir primeiro na roupa, porque dá para várias actividades, e depois comprar todo o equipamento necessário para praticar a modalidade”, adianta Nuno Serra, funcionário da loja Sport Zone, acrescentando que “a roupa para iniciantes pode ficar a 50 euros”.
A loja J. Herminio é uma loja tradicional que está aberta há 36 anos na Rua Rui Faleiro, e agora também no Serra Shopping. Segundo, Jorge Ferreira, funcionário da loja, “tanto o equipamento de esqui como de snowboard tem bastante saída”. O material de esqui pode ficar a 300 euros, o de snowboard cerca de 340 euros. Quanto ao fato, “é muito relativo: quanto mais técnico for, mais caro fica. O conjunto blusão e calça pode ir desde 120 euros a 300 euros. Jorge Ferreira afirma que “99 por cento dos clientes são de fora da Covilhã”. O material para a prática de desportos na neve está disponível desde Dezembro até Março ou Abril, dependendo do período em que há neve na Serra da Estrela.
Multimédia