Voltar à Página da edicao n. 516 de 2009-12-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 516 de 2009-12-08   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Bolo de Aniversário

Idosos da Freguesia de Santa Maria celebram mais um ano de vida

As novidades marcaram a festa de aniversário dos idosos de Novembro. Um novo espaço e o sorteio de uma estadia num hotel da Covilhã marcaram a já habitual festa.

> Andreia Marques

A Junta de Freguesia de Santa Maria comemorou, mais uma vez, os aniversários dos idosos que fizeram anos durante este mês. A comemoração realizou-se no dia 30 de Novembro no Espaço das Idades e contou com o habitual bolo de aniversário e muita animação própria desta celebração.

António Rebordão, presidente da Junta de Freguesia, destaca a importância que a sabedoria dos idosos tem para a sociedade e para as futuras gerações. Preocupado com as carências sociais, logo que tomou posse, há oito anos, foi formada uma equipa de apoio domiciliário que ainda hoje dá o apoio aos idosos. O presidente diz que foi através deste apoio domiciliário que teve “conhecimento de uma idosa que tinha feito anos e a família não se lembrou”. Foi neste momento que nasceu a ideia de festejar os aniversários dos idosos da freguesia. Acrescenta ainda que “para muitos, esta é a única festa de anos que têm e isto dá ânimo para continuar”. Este é o caso de Ivone Fiúza, de 75 anos, que diz que o dia do seu aniversário é igual a todos os outros: “no dia que fiz anos não tive nada melhor”. Com filhos a viver longe, esta é a sua única festa.

António Rebordão caracteriza esta celebração como “uma acção de solidariedade”, uma missão que ”é, ajudar quem precisa, dar alegria e felicidade, aqueles que, muitas vezes, não a têm”. O lanche foi financiado unicamente pela Junta de Freguesia e, como diz o presidente, “ apoiada por muita gente boa”.

A Junta de Freguesia está a preparar a construção de um lar que, segundo António Rebordão, irá acolher “ as famílias mais carenciadas do concelho, cujo rendimento seja igual ou inferior ao salário mínimo”. Fá-lo para que acabe com a espera dos que não têm possibilidades de entrar em outros lares por falta de possibilidades económicas e “acabam por morrer ao abandono nas suas casas sem ninguém para os apoiar”.

No mês de Novembro, os aniversários, celebraram-se, pela primeira vez, no Espaço das Idades. As novas instalações abriram em Setembro de 2009 e, segundo o vereador da Cultura, Paulo Rosa, ” é uma pequena cidade”. Acrescenta que tem como objectivo dar aos idosos da Covilhã “um fim de vida mais feliz” e diz ainda que, o Espaço ainda precisa de alguns ajustes nomeadamente no “aquecimento das instalações”.

Além deste evento ter decorrido no novo espaço, foi ainda realizado um sorteio que acontecerá todos os meses, e que visa rifar uma estadia de um fim-de-semana no Hotel Melia Confort. José Peixoto de 76 anos, que participou pela primeira vez no lanche que a Junta oferece aos aniversariantes, foi o vencedor do sorteio de Novembro.

Um novo projecto está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal da Covilhã. Chama-se Cidade Solidária e, segundo Paulo Rosa, tem como objectivo “levar aos idosos, algum conforto, alguma assistência a nível da limpeza da casa, da saúde, para que as pessoas possam chegar ao fim das suas vidas com mais felicidade."Ver estes “jovens” sorrir, porque alguém olha para eles é, de facto, um momento único na vida das pessoas”, diz Paulo Rosa.

No final de tarde do dia 30 de Novembro, 30 idosos sorriram e festejaram num evento que proporciona a troca de vivências de uma geração comum.


Bolo de Aniversário
Bolo de Aniversário


Data de publicação: 2009-12-08 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior