Voltar à Página da edicao n. 516 de 2009-12-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 516 de 2009-12-08   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Rampa com 30 por cento de inclinação, uma das actividades proporcionadas pela Associação dos Deficientes.

Sensibilizar

“Sem Sibilidades” foi o filme transmitido no dia dedicado aos deficientes, evidenciando o facto de a Covilhã não satisfazer as necessidades de pessoas com limitações físicas.

> Sara Pereira

No passado dia 3 de Dezembro, a Delegação Distrital de Castelo Branco da Associação de Deficientes assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com um evento organizado no Serra shopping da Covilhã. Sensibilizar os covilhanenses para os problemas dos deficientes foi o objectivo desta iniciativa que tentou transmitir a ideia de que em cada cidade existe um outro mundo mais complexo, até mesmo “invisível” como designa Teresa Campos, presidente da Associação Portuguesa de Deficientes.
Todos podiam participar nas actividades desenvolvidas pela Associação. A Escola Pêro da Covilhã apresentou uma exposição de quadros tácteis cujo objectivo era transmitir as dificuldades que os invisuais têm de ultrapassar. No Serra shopping existia ainda a um espaço de divulgação da Associação, sendo possível experimentar andar numa cadeira de rodas e subir uma rampa com 30 por cento de inclinação. Esta actividade tentou mostrar a dificuldade que sentem as pessoas obrigadas a usar estes dispositivos destes para subir rampas com tanta inclinação, quando o limite máximo permitido por lei é de 8 por cento.
Foi ainda apresentado o filme “Sem Sibilidades”, realizado pela Associação Portuguesa de Deficientes, que tentou mostrar a dificuldade que uma pessoa paraplégica tem em mover-se pelas ruas da Cidade Neve. Gustavo Marques, paraplégico e personagem principal do filme, refere que “andar na Covilhã a pé é muito difícil”. Apesar das suas limitações, este jovem diz fazer da sua vida o melhor que pode, e relativamente aos obstáculos que tem de superar, afirma que “a vida se faz das pequenas coisas, e dificuldades ou não há nenhuma ou há todas”.


Rampa com 30 por cento de inclinação, uma das actividades proporcionadas pela Associação dos Deficientes.
Rampa com 30 por cento de inclinação, uma das actividades proporcionadas pela Associação dos Deficientes.


Data de publicação: 2009-12-08 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior