Voltar à Página da edicao n. 516 de 2009-12-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 516 de 2009-12-08   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

O Centro do Tempo e os paradigmas da Educação

A televisão considerada como a "Lareira do século XX".

> Daniela Oliveira

No âmbito do segundo aniversário, no passado dia 4 de Dezembro o Centro do Tempo realizou uma Tertúlia. "A escola e a família numa óptica de conciliação da vida familiar e profissional" foi o tema do encontro, que contou com a presença de Carlos Reis, director da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda.
O Centro do Tempo, como afirma Rui Pinho, responsável pela organização do evento, "é um projecto financiado e de multiserviços" que serve de apoio à família. Para além do ATL para o 1º ciclo, também proporciona actividades para crianças do 2º ciclo, apoio a idosos, engomadoria, restaurante, voluntariado, entre outros. Com um espaço bastante amplo, este centro dispõe de diversas salas:  de formação, multimédia, explicações, centro de convívio, onde se pode encontrar, e praticar, Yoga e Taekwondo.
O convidado Carlos Reis começou esta Tertúlia com uma abordagem aos media e, por assim dizer, às suas implicações no meio familiar e educacional. "O problema de hoje da educação começa nos media. A TV oferece um registo tão forte que a escola não a consegue acompanhar", afirma Carlos Reis.
A chamada "Lareira do século XX", a TV, foi a questão principal neste "debate" entre o público e o moderador. Ainda assim, o director da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda afirma que "em termos de pedagogia se passou do oito ao oitenta" e que "o professor já não é aquela figura de autoridade, respeito, que em tempos o era".
Para o final estava reservado um espaço de interacção entre o público e as crianças. "Uma mesa é uma mesa, será?", foi o "brinde" deste encontro tertuliano, em que é contada uma história de, e para, crianças, mas que serviu como um enquadramento a todos os temas abordados naquela noite no Centro do Tempo.






Data de publicação: 2009-12-08 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior