Doente virtual na Faculdade de Ciências da Saúde da Beira Interior
A Faculdade de Ciências da Saúde da UBI apresentou o “doente simulado virtual” aos profissionais de saúde numa sessão clínica com a presença do conceituado cirurgião de Singapura, Peter Mack.
> João FonsecaDecorreu no passado dia 2 de Dezembro, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, uma sessão sobre “ Simulação Médica e Educação”. A sessão integrou-se no “Leonardo da Vinci”, um projecto financiado pela União Europeia com a duração de dois anos, que tem um orçamento global de cerca de 1 milhão de euros e conta com onze parceiros de oito países diferentes, sendo a FCS a única instituição portuguesa representada.
O principal objectivo deste projecto é a criação de um doente simulado virtual que possa interagir com os profissionais de saúde (actuais ou futuros). Este instrumento com capacidades de comunicação reflecte as especificidades linguísticas e culturais de cada país, o que faz com que o “doente” tenha características únicas, possibilitando o treino dos profissionais de saúde. A sessão teve como finalidade a partilha da experiência da Universidade de Singapura e como podem os outros países evoluir na área da simulação médica.
Apesar de a sessão ser aberta a toda a comunidade, os seus conteúdos estavam vocacionados para uma população especializada na área da Saúde. O orador convidado foi o conceituado cirurgião de Singapura, Peter Mack que apresentou diversos casos clínicos baseados em simulação de prováveis acidentes e nas respectivas formas de resolução. No final da sessão houve ainda tempo para a colocação de questões.
Multimédia