Voltar à Página da edicao n. 516 de 2009-12-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 516 de 2009-12-08   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Moisés Espírito Santo é um dos oradores deste evento

Inatel “entre o Sagrado e o Profano”

A Biblioteca Municipal de Castelo Branco acolhe uma mostra de arte promovida pela Inatel da Covilhã. Preservar e divulgar o património cultural da região é o principal objectivo deste evento.

> Eduardo Alves

Entre o dia 11 e 14 de Dezembro, a Fundação Inatel, através da sua agência da Covilhã, promove uma exposição que pretende lembrar “a religiosidade dos nossos avós”, dizem os organizadores.
Um evento que tem lugar na Biblioteca Municipal de Castelo Branco e foi pensado como forma de preservação e divulgação dos bens culturais do património local. Uma mostra que vai centrar-se também “na expressão popular de cariz religioso e profano e dar a conhecer ao público, o mundo do fantástico e do maravilhoso”, diz Luís Cassapo, da Inatel. Uma exposição que apresenta visões sobre religiosidade, crenças e ritos.
Na visão dos promotores deste evento, o visitante poderá contactar com objectos da cultura popular e dos sinais que esta deixa na religiosidade e nas crenças dos povos da Beira. Segundo os promotores, um dos pontos altos desta exposição passa por mostrar a relação entre as crenças religiosas e as suas repercussões até à actualidade. São vários os quadros que mostram também as gentes e as ocupações tradicionais desta região.
Para além da exposição decorre também uma conferência, no dia 11, com início às 10 horas e contará com a presença de Moisés Espírito Santo, Antonieta Garcia, Adelaide Salvado, Américo André, Maria de Lurdes Barata, Carlos Moura e Adelino Américo Lourenço.
A organização das conferências está a cargo da Fundação Inatel – Agência da Covilhã, da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Penha Garcia e da Biblioteca Municipal de Castelo Branco.


Moisés Espírito Santo é um dos oradores deste evento
Moisés Espírito Santo é um dos oradores deste evento


Data de publicação: 2009-12-08 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior