Voltar à Página da edicao n. 515 de 2009-12-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 515 de 2009-12-01   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Missão Sorriso - Leopoldina e a Ordem das Asas

CHCB quer voltar a sorrir

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) aposta na humanização dos serviços de pediatria possibilitando a permanência dos pais no quarto durante a noite

> Nilce Teixeira

A Missão Sorriso apoia novamente os hospitais pediátricos e as unidades de pediatria, contribuindo para a melhoria dos cuidados prestados às crianças. Este ano serão oferecidos 500 mil euros para a implementação dos cinco melhores projectos entre os 27 apresentados a concurso nas áreas da pediatria ou obstetrícia dos hospitais do país. Cada vencedor receberá um montante até 100 mil euros.

O projecto hospitalar apresentado pelo Centro Hospitalar da Cova da Beira visa alargar a idade de atendimento e internamento no serviço de pediatria para os 18 anos e diferenciar as áreas de hospitalização para recém-nascidos, crianças e adolescentes. Esta transformação implica a construção de quartos individuais com instalações sanitárias próprias, assegurando a privacidade dos doentes e dos seus acompanhantes.

Segundo Carlos Rodrigues, director do serviço de pediatria do CHCB, “este projecto nasce da necessidade de melhorar as condições de humanização”. Apesar de possuírem “instalações para que os pais possam pernoitar” no hospital, o que se verifica “é que os pais abdicavam dessas instalações para poderem estar ao lado dos seus filhos, ainda que numa cadeira”.

João Casteleiro, presidente do conselho de administração do CHCB, considera que “a população deve apoiar este projecto”. A votação será feita pelo júri da Missão Sorriso e pela primeira vez, pelos habitantes através de votos on-line. O colega Carlos Rodrigues convida a população a visitar o site, conhecer e votar no projecto, acreditando que o mesmo irá “melhorar substancialmente as condições dos jovens e das crianças”.

À semelhança dos anos anteriores, as verbas são angariadas através da venda de produtos da Leopoldina nos hipermercados Continente. Este ano foi lançado o livro Leopoldina e a Ordem das Asas, um livro interactivo onde quem lê é quem decide o final da história. Entre os produtos está um simpático ursinho e um calendário de chocolates. Através de uma chamada telefónica (760 101 010) a população também poderá ajudar.

 


Missão Sorriso - Leopoldina e a Ordem das Asas
Missão Sorriso - Leopoldina e a Ordem das Asas


Data de publicação: 2009-12-01 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior