Workshop "Lixo com ritmo"
Latas, latões, garrafas de plástico e outros objectos do dia-a-dia foram os instrumentos utilizados para reproduzir ritmos alternativos associados à cultura urbana. Uma actividade musical associada ao ambiente, promovida pela Banda da Covilhã.
> Joana OliveiraNo passado sábado, dia 28 de Novembro, realizou-se nas instalações da EPABI o “Workshop Lixo com Ritmo”, actividade que marcou o início das comemorações do 65º aniversário da Banda da Covilhã. Segundo José Eduardo Cavaco, presidente e maestro da Banda, esta actividade surgiu no seguimento de um projecto, lançado em 2007, intitulado “Orquestra do Lixo”, com uma vertente musico-ambiental. A banda teve o apoio de Joaquim Alves, um formador com vasta experiência neste domínio. “Apareceu a hipótese de realizar esta formação qualificada de forma a garantir maior qualidade para o projecto”, sublinha o maestro.
“Despertar o interesse das crianças pela percussão e ritmos alternativos como o Hip-Hop, Reggae, Kuduro, Samba e sensibilizá-las para o acto de reciclar são as duas vertentes desta actividade” revela Joaquim Alves, responsável pela formação do workshop.
O evento, que começou às 14h30, contou com a presença de 23 “miúdos e graúdos” e teve a duração de duas horas. Por volta das 16h45, os participantes mostraram o seu talento aos pais numa breve peça musical.
Multimédia