Voltar à Página da edicao n. 515 de 2009-12-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 515 de 2009-12-01   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Professores Fernanda Marques e Nuno Gaspar ministram a palestra

Professores promovem palestra sobre o projeto “Tocar, Sentir e Imaginar”

Palestra explicativa sobre projeto de pintura tátil destinada a apreciação por visuais e invisuais ocorre na Biblioteca Municipal da Covilhã

> Carla Sanches (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)

Professores de Educação Visual e Tecnológica promoveram uma palestra explicativa sobre o projeto “Tocar, Sentir e Imaginar”. A palestra ocorreu na última quinta-feira, dia 26, às 14h30, na Biblioteca Municipal da Covilhã, e o objetivo foi explicar toda a evolução do projeto aos alunos do curso de Artes Visuais do 3º Ciclo do Ensino Básico.

O projeto consiste em uma exposição de pintura tátil feita por alunos do 5º ano da Escola Pêro da Covilhã e do 8º ano do Colégio de São José, de Coimbra. O intuito foi a criação de telas com texturas destinadas a serem apreciadas por todos, visuais e invisuais. A iniciativa visa à formação pessoal e social do indivíduo como ser participante na sociedade globalizada, a igualdade e o despertar de consciências para a aceitação da diferença. O desenvolvimento do projeto colocou os alunos em contato com uma realidade diferente, com sensações e limitações desconhecidas.

A exposição foi inaugurada simultaneamente na Covilhã e em Coimbra no dia 16 de Abril deste ano. “A inauguração ocorreu no mesmo dia e na mesma hora nas duas cidades porque trabalhamos em conjunto. Se inaugurássemos em dias diferentes, as pessoas iriam pensar que um trabalho era a cópia do outro quando na verdade não foi. E também não podíamos fazer a inauguração sem os artistas estarem presentes”, afirma a professora responsável pelo projeto, Fernanda Marques.

A exposição esteve patente ao público na Biblioteca Municipal da Covilhã, entre os dias  3 a 30 de Novembro. Anteriormente, as pinturas táteis foram expostas em diversos locais. “Não sabemos o número exato de pessoas que já visitaram a exposição, mas foram largas dezenas”, diz a professora. Parte da exposição estará em exibição no Serra Shopping a partir do dia 3 de Dezembro para a comemoração do Dia do Deficiente.


Professores Fernanda Marques e Nuno Gaspar ministram a palestra
Professores Fernanda Marques e Nuno Gaspar ministram a palestra


Data de publicação: 2009-12-01 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior