Voltar à Página da edicao n. 515 de 2009-12-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 515 de 2009-12-01   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Inscrições para a 5ª Conferência de Engenharia de 2009

5ª Conferência de Engenharia

Durante três dias, docentes, alunos, especialistas e investigadores de diversas áreas da engenharia, discutiram inovação e desenvolvimento nesta área do conhecimento.

> Cristina Souto

Entre os dias 25 e 27 de Novembro decorreu na Faculdade de Engenharia da UBI a quinta conferência de Engenharia presenciado pelos cerca de 150 alunos inscritos.

A primeira edição desta conferência deu-se em Novembro de 2001, e desde aí o número de investigadores tem vindo a aumentar. Este ano concorreram cerca de 300 investigadores nacionais e internacionais. A diversidade de temáticas que esta conferência reúne, e a possibilidade de juntar vários especialistas, tem permitido desenvolver qualitativamente a área da engenharia. Com 33 sessões paralelas, que se organizaram em 22 áreas temáticas, foram apresentadas comunicações e artigos seleccionados pelos avaliadores de entre um vasto conjunto de comunicações apresentadas. A conferência abarcou as mais variadas áreas das ciências da engenharia, como por exemplo, a construção, o ambiente, a biotecnologia, a energia, as estruturas, entre outras.

Esta conferência tem sempre como tema Inovação e Desenvolvimento, o que permite aos alunos a constante actualização de conhecimentos sobre as últimas novidades na  área. Victor Cavaleiro presidente da organização, diz que a conferência “é sempre inovadora, é uma espécie de pedra filosofal no desenvolvimento quer das próprias empresas, quer do ser humano em geral”. Os objectivos passam pelo fomento do contacto entre investigadores de diversas áreas da engenharia, pela divulgação das suas actividades de inovação e desenvolvimento junto dos vários sectores da actividade económica. Para além disso, Victor Cavaleiro, referiu que esta conferência “é importante para dar a conhecer o que se faz na UBI, para que as empresas o reconheçam e assim possamos dar um salto qualitativo”. No entanto, “pode ajudar nas saídas profissionais dos alunos, pois o leque de temáticas diversificadas, sensibiliza os alunos para diversas áreas”, diz ainda.

João Dinis, aluno de Engenharia Informática, inscreveu-se pela primeira vez nesta conferência, e no primeiro dia, foi voluntário, prestando apoio informático durante as palestras. O aluno disse que mesmo que não fosse para fazer voluntariado, participaria no evento.

A conferência contou com a presença de várias personalidades e entidades que têm vindo a assumir um papel determinante na cooperação e incentivo à inovação e ao desenvolvimento, entre elas, Fernando Santo, bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Salema, presidente do Instituto de Telecomunicações, e Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

 


Inscrições para a 5ª Conferência de Engenharia de 2009
Inscrições para a 5ª Conferência de Engenharia de 2009


Data de publicação: 2009-12-01 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior