Voltar à Página da edicao n. 515 de 2009-12-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 515 de 2009-12-01   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A neve caiu intensamente na Serra da Estrela e o nevoeiro foi uma constante

Bombeiros de Manteigas resgatam grupo de escuteiros

Um grupo de escuteiros da Amadora que estava acampado perto da Nave Mestra, em plena Serra da Estrela, teve de ser resgatado pelos Bombeiros de Manteigas. Alguns elementos do grupo foram assistidos no centro de saúde local.

> Eduardo Alves

A neve começou a cair no passado sábado e deixou a Estrela coberta por um manto branco. Ainda assim, o grupo de escuteiros, da região de Lisboa, que estava acampado junto à Nave Mestra decidiu continuar na zona. Uma saída de acampamento, pela manhã acabou por fazer com que 17 jovens ficassem perdidos naquela área.
O alerta para as autoridades foi dado às 11.22 horas. Na mensagem recebida, os Bombeiros de Manteigas ficaram a saber que se tratava de um grupo de jovens que estava com dificuldades de orientação, naquela área montanhosa. A queda de neve um nevoeiro intenso acabou por desorientar o grupo de escutas.
Para o local foram então mobilizados diversos homens e meios técnicos e também os soldados da Brigada de Montanha da GNR. Com as condições climatéricas a registarem um agravamento, os Bombeiros Voluntários de Manteigas acabaram por solicitar o apoio aos voluntários de Seia, Loriga, Gouveia e São Romão.
Mais de 60 homens estiveram envolvidos na operação de resgate. Os 17 elementos do grupo de escuteiros acabaram por ser localizados perto das 14.30 horas. Um local isolado, a cerca de dois quilómetros de um trilho onde os bombeiros tinham já algumas ambulâncias preparadas para os socorrer. Segundo Seara Pires, comandante dos Bombeiros de Manteigas, alguns dos escuteiros encontravam-se já em estado de hipotermia e foram levados até ao Centro de Saúde de Manteigas para uma avaliação médica. Os restantes elementos do grupo foram acolhidos no quartel daquela corporação serrana.
Durante todo o fim-de-semana, registou-se queda de neve, na zona do Maciço Central, com as temperaturas a chegarem aos cinco graus negativos.

> sj . lucas @ sapo . pt em 2009-12-07 10:17:15
As notícias são dadas de forma especulativa e não correspondem com a verdade e ainda por cima são estas organizações tão bem elogiadas que as chamam ao local para montarem o circo a comunicação social, informem-se no local e com as pessoas certa antes de fazerem comentário injusto. A notícia tem sido gerida de uma forma enganosa, eu sei que tiveram operacionais no terreno que foram excelentes profissionais ou até voluntários, mas também sei que a administração interna e os seus meios gostam destas palhaçadas na televisão e nos jornais que publicam o que querem sem confirmar fontes credíveis.


A neve caiu intensamente na Serra da Estrela e o nevoeiro foi uma constante
A neve caiu intensamente na Serra da Estrela e o nevoeiro foi uma constante


Data de publicação: 2009-12-01 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior