Sortes diferentes para equipas de basquetebol da AAUBI
A equipa masculina ficou em terceiro lugar no 1º torneio de apuramento para os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), enquanto formação feminina ficou-se pela fase de grupo.
> Diogo Caldas
No primeiro torneio de apuramento para os CNU’s, realizado em Guimarães nas passadas quinta e sexta-feira, a equipa masculina da AAUBI conquistou o terceiro lugar, ao vencer a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho por 44-42.
A formação orientada por Ricardo Antunes entrou bem no torneio, vencendo a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro por 46-37, mas na segunda jornada perdeu, por apenas um ponto (51-50), contra a Associação Académica da Universidade do Minho. Para Ricardo Antunes, “foi um jogo bastante disputado, em que a equipa da casa aproveitou os momentos finais para decidir um jogo que poderia cair para qualquer um dos lados”. No último jogo do grupo, a equipa “ubiana”, obrigada a vencer, derrotou por 35-15 o Instituto Politécnico de Coimbra. Segundo Ricardo Antunes, “o IPC não se mostrou à altura da equipa da UBI”, num jogo onde o técnico aproveitou mesmo para “rodar atletas menos utilizados”. Este resultado assegurou a participação na meia-final onde defrontou a Associação Académica de Coimbra, primeira classificada do seu grupo.
No dia seguinte, a equipa de Coimbra eliminou a AAUBI por apenas dois pontos de diferença (41-39), que assim ficou relegada para o jogo de apuramento do 3º e 4º classificado. Segundo o treinador, “o jogo até não correu mal à equipa da UBI, que esteve grande parte do jogo à frente no marcador, mas no final vacilou permitindo à equipa de Coimbra empatar e jogo e seguir para prolongamento”. O final do prolongamento foi caricato, conforme conta Ricardo Antunes: “o final foi algo de praticamente inédito, pois a equipa da UBI a faltar cerca de 4 segundos para finalizar o jogo desfez o empate a 37, ficando a ganhar por 39-37 faltando apenas 4 segundos para jogar. Esses 4 segundos tornaram-se fatídicos pois um jogador da Académica de Coimbra conseguiu não só marcar um triplo ainda atrás do meio campo como também ainda sofrer uma falta e possível jogada de 4 pontos”. Concretizado a falta, fixou-se o resultado final em 41-39.
Novamente frente à equipa da casa, a AAUM, a equipa da UBI venceu por uma diferença de dois pontos 44-42, garantindo assim o terceiro lugar neste primeiro torneio de apuramento, que foi ganho pela Associação Académica da Universidade de Aveiro, campeã em título. Para o treinador ficou a sensação que “a UBI poderia ter ido à final”, tendo em conta o desfecho da meia-final.
Sorte diferente teve a equipa feminina da AAUBI que, segundo o treinador Nuno Brandão, compareceu apenas com cinco atletas, devido a “frequências que não puderam adiar e por dois casos de doença”. Nos dois jogos da fase de grupo, as jogadoras da UBI perderam contra o Instituto Politécnico de Coimbra por 19-15 e contra a Associação Académica de Coimbra por 26-22, ficando fora das meias-finais. Em nove equipas, a equipa feminina de basquetebol ficou no sétimo lugar.
No rescaldo do torneio, ganho pelo Instituto Politécnico do Porto, o treinador da AAUBI destaca o facto de terem perdido os jogos “por uma diferença de apenas 4 pontos, o que tendo em conta o facto de serem apenas 5 jogadoras, não foi de todo negativo”. “Ambos os jogos foram muito equilibrados mas nos últimos minutos não conseguimos aguentar o ritmo, devido ao cansado acumulado”, afirmou Nuno Brandão.
O próximo torneio de apuramento do basquetebol masculino e feminino está marcado para os dias 23 e 24 de Fevereiro, e terá lugar em Aveiro.
Multimédia