O 1º Andar da Quarta Parede
Está aí a primeira mostra de criadores emergentes 2009 Um evento que decorre nas cidades da Covilhã e do Fundão entre 26 de Novembro e 3 de Dezembro.
> Eduardo AlvesA Quarta Parede surge com mais uma iniciativa inédita. A primeira mostra de criadores emergentes 2009 visa, essencialmente, dar resposta a uma das principais preocupações desta associação cultural.
Rui Sena, director artístico da Quarta Parede sublinha que o evento “visa dar espaço e visibilidade a artistas emergentes, acreditando que a Beira Interior, o País, os espectadores e os próprios criadores, ganham um espaço que contribui para o desenvolvimento artístico do País”.
Nesta primeira edição, que decorre nos dias 26 e 28 de Novembro e 3 de Dezembro, na “Blackbox” da Moagem, no Fundão e no dia 27 de Novembro, no Teatro das Beiras, na Covilhã, espera-se também “divulgar e fomentar os novos criadores e as novas linguagens artísticas, bem como apostar na qualidade das obras são os objectivos que se perseguem para que o tecido da criação artística continue a experimentar novos caminhos”.
O “1º Andar” assume-se como um espaço de apresentação das obras dos jovens criadores âmbito das artes performativas. O programa é composto pelo espectáculo de Filipe Moreira, que no dia 26 de Novembro apresenta uma peça de teatro físico, na “Blackbox” da Moagem, no Fundão. Um trabalho intitulado “Recomeçar do princípio”, que tem estreia marcada para as 21.30 horas. Segue-se depois, pelas 22.15 horas, a performance de Liliana Costa, intitulada “Rape me rape men”.
A Covilhã recebe o segundo espectáculo deste evento, dia 27 de Novembro. A sede do Teatro das Beiras acolhe a peça de teatro de Dinis Machado, intitulada “Dramaturgia”. Um evento que tem lugar às 21.30 horas. Dia 28 de Novembro os espectáculos voltam ao Fundão e à Moagem com a dança de David Marques, intitulada “Motor de Busca”. Um espectáculo que tem lugar na “Blackbox”, pelas 21.30 horas. O encerramento desta iniciativa decorre no dia 3 de Dezembro, também na Moagem, com o projecto transdisciplinar de Joana Barrios e Joana dos Espíritos, denominado “Fake”. Um evento que está agendado para as 21.30 horas.
Multimédia