“ClickaDesign” põe alunos em contacto com mundo do trabalho
Ciclo de conferências de Design Industrial ajuda alunos na sua integração no mercado de trabalho.
> Cátia BarbosaEntre 16 e 18 de Novembro, no edifício das Engenharias, foi lançado um desafio aos alunos na área de Design. O objectivo final era aproximar o mundo académico e do mundo do trabalho.
O primeiro dia teve uma abordagem mais académica, com Ernesto Felgueiras a apresentar o tema “Ergonomia no Design Industrial”. Rita Almendra, a segunda oradora, confrontou os estudantes com o tema “Design do século XXI, do design prescritor ao design mediador”. Salientou a ideia de que em Portugal se recorre mais ao desenho técnico, e que o design está constantemente a receber influências multiculturais.
No segundo dia, Pedro Gomes e João Bernarda, ambos licenciados em Design Industrial, expuseram a evolução do seu percurso no mundo do trabalho. Desde projectos que vingaram e são hoje um produto de sucesso, a outros que são rejeitados sem uma explicação, tudo aconteceu a estes jovens designers. “É preciso abrir os horizontes” e fazer de tudo um pouco, ser multifacetado, e por último estar disposto aos sacrifícios que a profissão implica, disse Pedro Gomes. ”Comunicação do produto como ponto fulcral para desenvolver e atingir o público” e “Self-promotion, no design nacional e internacional” foram outros dos assuntos abordados. Um dos pontos a destacar deste dia é a necessidade de estabelecer uma rede social que permita a divulgação dos trabalhos, uma vez que publicações online,”fenómeno da multiplicação” arrastam o “Networking acelerado”, trazendo vantagens para qualquer freelancer ligado ao design. Ficou também vincada a ideia de que antes de mais, é necessário mostrar uma boa carta de apresentação, seguido de um portfólio personalizado: “é necessário perder horas e horas” salientou Pedro Gomes, pois há sempre algo que “fica melhor assim, e não como está!”. Em jeito de encerramento, no penúltimo dia foi lançado um apelo aos alunos e oradores convidados para visitarem os trabalhos dos alunos de Design Industrial expostos na Tinturaria.
No terceiro dia, os oradores convidados foram Naulila Luís, Catarina Nunes e Ricardo Milde, licenciados em Design Industrial. Os oradores falaram do seu percurso profissional. É preciso nunca perder a vontade de trabalhar sempre mais para ultrapassar insucessos, sacrifícios, que só se superaram devido à capacidade de inovar, referiu Catarina Nunes, que tinha uma grande paixão pelas artes plásticas, mas teve que se desligar, “por enquanto”, dessa paixão para poder evoluir a nível profissional.
Este último dia foi essencialmente uma “tertúlia” interactiva, onde se expuseram: “projectos, vida e opinião”.
Multimédia